Saltar para o conteúdo principal Saltar para o menu
 
 

Lista de textos do jornal de hoje Navegue por editoria

Mercado

  • Tamanho da Letra  
  • Comunicar Erros  
  • Imprimir  

Aumenta presença de empresas da Turquia no Brasil

Chegada de companhias ocorre em meio ao aumento do fluxo de brasileiros para o país e do comércio bilateral

A partir de julho, voos da Turkish Airlines entre São Paulo e Istambul passam a ocorrer diariamente

SHEILA D'AMORIM FLÁVIA FOREQUE DE BRASÍLIA

A língua soa estranha, a cultura tem muitas diferenças, mas isso não tem sido obstáculo para empresas turcas se aventurarem no Brasil.

O repentino interesse dos turistas brasileiros pela Turquia abriu caminho para estreitar as relações comerciais entre os dois países.

Nos últimos dois anos, cresceu o interesse dos turcos em fazer negócios no Brasil, seja abrindo uma empresa por aqui ou buscando um parceiro local que represente os produtos de lá.

E o motivo atende a uma equação simples: enquanto um quer comprar, o outro quer vender. Somente no ano passado, o consulado da Turquia contabiliza a chegada de sete empresas ao país, 30% do total de companhias em solo brasileiro, que atualmente somam 23.

O aumento dos negócios vem sendo puxado pelo ímpeto consumista dos brasileiros, que, cada vez mais, têm procurado a Turquia como destino turístico.

Entre 2005 e 2011, triplicaram os desembarques de turistas brasileiros nos aeroportos turcos, apontam dados do Ministério do Turismo.

Em 2012, foram 100 mil pessoas, segundo o consulado da Turquia, que acredita que esse público vá dobrar neste ano.

Na área comercial, os números também são positivos. Segundo Turgut Tabak, assessor comercial do consulado da Turquia em São Paulo, entre 2006 e 2011 o volume de comércio triplicou de US$ 1 bilhão para US$ 3 bilhões.

Em 2012, a Turquia importou US$ 1,8 bilhão e exportou US$ 1 bilhão para o Brasil.

Não à toa, a Turkish Airlines decidiu ampliar os voos diretos de Istambul para São Paulo. Se até agora os voos acontecem quatro vezes por semana, a partir de julho serão diários.

SIMILARIDADES

Uma das empresas turcas mais antigas no Brasil, a Kordsa, especializada em fios e lonas de náilon e poliéster para reforço de pneus, está otimista com o cenário nacional. Instalada em Camaçari (BA), a empresa aumentou em 40% sua capacidade de produção em 2011.

Até agora, foram US$ 100 milhões investidos no país. Com sede em Istambul, ela está presente em nove países --entre as unidades instaladas no exterior, a do Brasil perde apenas para Indonésia.

Para Luiz França, diretor de recursos humanos da empresa para a América do Sul, há muitas semelhanças entre Brasil e Turquia.

"São pessoas que buscam interação, têm culturas muito emocionais", diz.

A mesma opinião tem Omer Seçer, que busca parceria para vender produtos em Camboriú (SC). "Os gostos são similares e temos feito bons negócios com brasileiros em Istambul", diz o comerciante.

"Os brasileiros gostam de nossos tapetes, roupas, artesanatos e joias."

Segundo ele, para atender a freguesia crescente nos mercados de rua, destino certo dos turistas em viagem àquele país, muitas lojas já oferecem a vantagem de entregar no Brasil.


Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página