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Trechos da Norte-Sul só devem operar em 2014

Presidente Lula chegou a 'inaugurar' uma das obras da ferrovia em 2010

Dois trechos, que estão sendo construídos pelo poder público, vão ser concedidos agora para a iniciativa privada

DIMMI AMORA DE BRASÍLIA

O governo informou ontem que dois trechos da Ferrovia Norte-Sul que estão em construção pelo poder público desde 2007 serão agora concedidos à iniciativa privada e só vão entrar em operação após a assinatura dos contratos, o que está previsto apenas para 2014.

Um dos trechos chegou a ser "inaugurado" pelo ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva em 2010. No ano seguinte, a presidente Dilma Rousseff visitou a obra e disse que ela estaria funcionando até setembro de 2012.

A informação sobre o novo calendário da ferrovia, há 26 anos em construção, foi dada pelo ministro Cesar Borges (Transportes).

Hoje, a ferrovia opera num trecho de 720 km entre Palmas (TO) e Açailândia (MA).

Os trechos que estão sendo construídos pelo governo vão de Palmas (TO) a Anápolis (GO) (862 km) e de Anápolis (GO) a Estrela d'Oeste (SP) (682 km). Segundo o ministro, as obras do primeiro trecho vão estar concluídas até abril de 2014, e as do trecho seguinte, até 2015.

A estatal de ferrovias Valec é a atual responsável pelas obras públicas na Norte-Sul.

DETERIORAÇÃO

O trecho de Palmas a Anápolis já consumiu mais de R$ 3 bilhões, mas jamais funcionou porque faltam obras essenciais, como áreas de manobra dos trens. Parte do que foi construído está se deteriorando e terá que ser refeito.

A Polícia Federal apontou indícios de superfaturamento em trechos dessa obra e determinou a prisão do ex-presidente da estatal José Francisco das Neves. Ele responde criminalmente, em liberdade, por vários crimes relacionados a essa obra.

Os 10% da obra que ainda precisam ser concluídos na Norte-Sul entre Tocantins e Goiás serão concluídos pela concessionária que ganhar a licitação. O vencedor levará também uma nova ferrovia, que vai se conectar à Norte-Sul em Uruaçu (GO) e seguir até Lucas do Rio Verde (MT).

O mesmo modelo será usado com o trecho entre Anápolis e Estrela d'Oeste. Esse pedaço está com a construção atrasada --40% da obras iniciadas em 2011 foram realizadas. A responsável é a Valec.

A previsão de Borges é que os editais dessas duas concessões estejam publicados até setembro e a licitação ocorra em outubro de 2013. Segundo o ministro, a construção dos novos trechos pode demorar até cinco anos.


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