Saltar para o conteúdo principal Saltar para o menu
 
 

Lista de textos do jornal de hoje Navegue por editoria

Mercado

  • Tamanho da Letra  
  • Comunicar Erros  
  • Imprimir  

Menor demanda do bloco faz venda alemã cair

DAS AGÊNCIAS DE NOTÍCIAS

A menor demanda dos países da zona do euro e a desaceleração chinesa fizeram as exportações alemãs terem, em maio, o maior tombo em mais de três anos.

Mais que uma preocupação com a maior economia europeia, o resultado mostra as dificuldades que o bloco continua a enfrentar.

As vendas alemãs para os países da zona do euro recuaram 9,6% em maio na comparação com o mesmo mês do ano passado. Fora do bloco, houve queda de 1,6% --a perda de apetite da China foi um dos principais motivos para a contração.

No geral, as exportações (principal motor da economia alemã) recuaram 2,4% em maio, o pior resultado desde o fim de 2009.

Além da menor demanda dos países vizinhos, o setor exportador alemão enfrenta uma nova dificuldade: o ganho de competitividade das empresas japonesas, que, com a desvalorização do iene em cerca de 30%, podem vender seus produtos mais baratos no exterior.

Com o menor apetite externo, a economia alemã vai ficar cada vez mais dependente do consumo interno, que foi o principal fator que impediu uma recessão (dois trimestres seguidos de retração do PIB) no começo do ano.

O PIB da Alemanha cresceu 0,1% nos três primeiros meses deste ano em relação ao quarto trimestre de 2012, quando a economia encolheu 0,7%. A taxa do desemprego foi de 5,3% em maio, uma das mais baixas da zona do euro.


Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página