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Inflação atinge agora produtos à venda na internet

MARIANNA ARAGÃO DE SÃO PAULO

Os produtos vendidos na internet, que vinham em queda há pelo menos um ano, foram atingidos pela inflação.

Em junho, o preço dos produtos comercializados na web apresentou alta de 1,18% em 12 meses, segundo índice e-Flation, desenvolvido pelo Provar, da FIA/USP, e pelas Felisoni Consultores Associados e consultoria Íconna. No acumulado de 2013, a inflação dos produtos atingiu 5,21%.

Segundo especialistas, a deflação no comércio eletrônico ocorria em razão da concorrência entre as lojas virtuais no país.

A inversão dessa tendência se deve, principalmente, ao dólar, cuja cotação subiu 10% neste ano, segundo Cláudio Felisoni, presidente do conselho do Provar/FIA.

Isso porque boa parte da cesta de produtos analisada pela pesquisa possui componentes importados em sua fabricação. Entre 70% e 75% das peças de celulares e PCs, por exemplo, são importadas.

O e-Flation avalia a variação de preços de dez categorias vendidas na web, como eletrodoméstico, itens de informática, eletrônicos e livros.

Além disso, a pressão inflacionária colaborou. Em junho, o IPCA atingiu 6,7% em 12 meses, estourando o teto da meta (6,5%).


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