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Smiles vai ressarcir clientes por cobrança maior de milhas

Empresa de fidelidade da Gol diz que falha em sistema pode ter afetado 4.000 participantes

Segundo o Smiles, erro só prejudicou a emissão da Delta, da Iberia, da Air France/KLM e da Qatar, parceiras da Gol

MARIANA SCHREIBER DE BRASÍLIA

A Smiles, empresa de fidelidade do grupo Gol, informou ontem que vai ressarcir todos os clientes que emitiram bilhetes aéreos usando mais milhas que o valor anunciado pela empresa.

Smiles e Gol estão sendo investigadas pelo Ministério Público do Distrito Federal por causa desse problema e pela venda indevida de seguro-viagem.

O órgão constatou que foram cobrados pela emissão de bilhetes 30% a mais em milhas do que o anunciado no site das companhias.

Segundo a Smiles, a cobrança maior decorreu de falha em seu sistema e não afetou voos operados pela Gol.

A companhia de fidelidade informou que o erro ocorreu na emissão de bilhetes das outras parceiras do programa --Delta Air Lines, Air France/KLM, Qatar Airways e Iberia--, que operam voos para América do Norte, América do Sul, América Central e Caribe, Havaí, Europa, África, Oriente Médio, Ásia, Oceania e Ilha de Páscoa.

A Smiles disse, em nota, que vai ressarcir até 15 de agosto as milhas cobradas indevidamente dos cerca de 4.000 participantes possivelmente afetados de um total de 330 mil que adquiriram bilhetes de 29 de maio até hoje.

Não é necessário solicitar o reembolso, que será feito automaticamente.

A companhia informou ainda que ainda não recebeu documento emitido pelo Ministério Público.

COMPRA INDUZIDA

O promotor responsável pelo inquérito, Guilherme Fernandes Neto, disse que a decisão de ressarcir os clientes é positiva e que vai acompanhar o caso para saber se de fato todos os clientes receberam suas milhas de volta.

Ele ressaltou, porém, que continuará a investigação sobre a venda indevida de seguro-viagem pela Gol. O Ministério Público apurou que o site de companhia aérea induz a compra do serviço, ao oferecer a opção de aquisição já selecionada quando o consumidor vai finalizar a compra do bilhete.

Em nota, a Gol disse que o seguro-viagem é um serviço adicional e opcional. A empresa negou que haja "obrigatoriedade de compra do seguro, uma vez que o sistema não tem nenhuma pré-seleção marcada".

Simulações feitas pela Folha no site da companhia, porém, indicaram que era preciso desmarcar a opção de compra do seguro ao finalizar a aquisição da passagem.


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