Saltar para o conteúdo principal Saltar para o menu
 
 

Lista de textos do jornal de hoje Navegue por editoria

Mercado

  • Tamanho da Letra  
  • Comunicar Erros  
  • Imprimir  

Clio e Agile levam zero em teste de impacto rigoroso

Renault diz usar configuração exigida; em 2014, itens de segurança serão obrigatórios

DE SÃO PAULO

O Chevrolet Agile e o Renault Clio, dois veículos produzidos na Argentina e vendidos no Brasil, concluíram um teste de colisão do Latin NCAP (Programa de Avaliação de Carros Novos da América Latina) com nota zero.

Os modelos, de seis testados, não receberam estrelas na proteção para adultos. O Seat Leon, inédito no país, teve a maior nota na etapa, que usou padrões europeus.

Para obter cinco estrelas, nota máxima, é preciso apresentar bom nível de segurança nos testes de impacto, ter freios ABS de quatro canais (o que permite o controle eletrônico de estabilidade) e alerta sonoro quando os passageiros dianteiros não usarem cinto de segurança.

Os dois carros não traziam airbags frontais nem ABS. O Agile já recebeu os itens em todas as versões comercializadas no Brasil, mas o Clio só os terá na linha 2014, que chega às lojas no fim do ano.

Em nota, a Renault afirmou que a configuração testada do Clio "corresponde à regulamentação em vigor nos mercados onde é vendido". Já a Chevrolet, procurada, preferiu não se manifestar.

A partir de janeiro, o Brasil exigirá os itens de fábrica.

Veja vídeo do teste

folha.com/no1315954


Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página