Saltar para o conteúdo principal Saltar para o menu
 
 

Lista de textos do jornal de hoje Navegue por editoria

Mercado

  • Tamanho da Letra  
  • Comunicar Erros  
  • Imprimir  

Vendas de imóveis crescem 46% no 1º semestre em SP

Pesquisa aponta ainda aumento de 51% no número de lançamentos no período

DE SÃO PAULO

As vendas de imóveis novos no primeiro semestre na capital paulista cresceram 46% em relação ao mesmo período do ano passado, segundo o Secovi-SP (sindicato do mercado imobiliário), atingindo 17.500 unidades.

O resultado, em um momento de crescimento econômico mais fraco, surpreendeu positivamente o mercado. O número retoma o patamar de 2010, quando foram comercializadas 17 mil unidades.

A alta ocorreu apesar de o preço médio do metro quadrado ter subido 6% acima da inflação do período. Em valores, as vendas chegaram a R$ 10,6 bilhões, com aumento de 63%.

O desempenho do número de lançamentos (13.983 unidades) também ficou acima do esperado, com acréscimo de 51%. Para Celso Petrucci, economista do Secovi-SP, o mercado passou por um período de ajustes em 2011 e 2012, mas essa fase já acabou.

Os imóveis de dois dormitórios continuam sendo os mais vendidos, representando 44% do mercado, mas a maior alta foi no segmento de um dormitório (330%).

Segundo Petrucci, o dado pode ser explicado pela alta nos preços. O potencial comprador do apartamento de dois dormitórios muitas vezes opta por reduzir o tamanho do imóvel, mas manter a localização em áreas centrais.

Por isso, a maior parte dos lançamentos desse perfil ocorreu na área do centro expandido, enquanto o lançamento de apartamentos maiores foi mais espalhado pelo território da capital.

O resultado no primeiro semestre levou a entidade a elevar a expectativa para o crescimento das vendas de cerca de 5% para 30% em todo o ano. A revisão também ocorreu para o número de lançamentos, que passou de previsão de aumento de 10% para 16%. (CLARA ROMAN)


Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página