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Mercado aberto

MARIA CRISTINA FRIAS cristina.frias@uol.com.br

Grupos planejam shoppings de R$ 390 mi em SP e SC

O grupo gaúcho Smith Co, que atua no planejamento e no desenvolvimento de shopping centers, prevê para novembro o início das obras de dois novos centros de compras, um em Sumaré (SP) e outro em Itajaí (SC).

Os projetos, com aporte de R$ 390 milhões, têm parceria com a empresa paulista AD Shopping, que vai comercializar e administrar os locais.

"Serão empreendimentos de médio porte, mas com perfil de atratividade regional", afirma Carlos Smith, presidente da companhia do Rio Grande do Sul.

A unidade de Santa Catarina tem previsão de abrigar 216 lojas, com investimento estimado em R$ 200 milhões.

O shopping do interior paulista, por sua vez, será um pouco menor, com 212 pontos comerciais e recursos no montante de R$ 190 milhões.

Os locais serão projetados com foco em vendas sobretudo para as classes B e C.

Os dois serão os primeiros com a bandeira ParkCity, que pode chegar a dez unidades no país no prazo de uma década, segundo Smith.

"Trabalhamos com cidades de porte médio, de pelo menos 180 mil habitantes, e que apresentam crescimento acima da média nacional", afirma o executivo.

Outras unidades da rede são avaliadas nos Estados do Rio Grande do Sul, Paraná, São Paulo e Mato Grosso, de acordo com Smith.

Os recursos para o negócio virão de fonte própria e de financiamento.

"Também está em análise a possibilidade de criação de um novo fundo imobiliário específico para esse projeto."

A Smith Co já participou do desenvolvimento de outros shoppings, além de edifícios residenciais, empresariais e hotéis. A AD administra 28 centros de compras.

RESIDÊNCIA NO SUS

A maioria dos estudantes concorda com a proposta que prevê a obrigatoriedade de alunos de medicina cumprirem residência médica no SUS, segundo enquete feita pelo Ciee (Centro de Integração Empresa-Escola).

O levantamento, que ficou disponível no site da entidade de 29 de julho a 11 de agosto, teve a participação de 6.668 pessoas.

Entre os que responderam, 64% afirmaram ser favoráveis à residência médica obrigatória. Outros 22% se posicionaram contra a medida.

No grupo dos que não têm opinião a respeito do tema ficaram 14% dos estudantes, de acordo com a pesquisa.

Fiscalização aponta falhas em 3,5% dos eletrodomésticos

Apenas 3,5% dos eletrodomésticos fiscalizados pelo Inmetro durante uma operação especial feita neste mês apresentaram irregularidades nos selos de regulamentação.

De 38,5 mil produtos analisados em 491 empresas de todo o país, 1.369 foram reprovados, apreendidos ou interditados pelo instituto.

"Checamos se os itens estão sendo vendidos com uma série de informações obrigatórias e se os selos não são falsos", diz o diretor Alfredo Lobo.

As empresas responsáveis pelos produtos com irregularidades podem ser multadas em até R$ 1,5 milhão. Caso comprovem que estão em processo de regulamentação, recebem apenas uma advertência.

"Na segunda etapa da operação, que deveremos iniciar até o ano que vem, o foco será a análise dos eletrodomésticos em laboratórios para saber se eles cumprem com as normas de segurança."

Essa foi a primeira fiscalização com caráter punitivo desde que duas portarias do Inmetro para produtos elétricos entraram em vigor em janeiro deste ano.

sem imposto

As compras isentas de impostos feitas por brasileiros no exterior caíram no segundo trimestre deste ano ante o mesmo período de 2012, segundo dados da Global Blue (empresa que presta serviços de devolução de tributos para turistas).

A queda não chegou a 5%, --pequena quando comparada à dos japoneses, que se aproximou dos 30%.

As aquisições realizadas pelos tailandeses foram as que mais cresceram no período: cerca de 40%. As feitas pelos chineses subiram 22%.

Os turistas da China são os principais clientes da Global Blue. Gastam, em média, € 836 (cerca de R$ 2.720). As compras dos brasileiros costumam ficar em torno de € 394 (R$ 1.282), e as dos russos, em € 345 (R$ 1.122).

A diferença ocorre principalmente porque os japoneses compram produtos mais caros, como relógios, joias e artigos de couros. Brasileiros e russos ficam com roupas de marcas de luxo.

Os principais destinos de compras de turistas no exterior são (em ordem): França, Itália, Inglaterra, Cingapura e Alemanha.

Nesses países, as vendas livres de impostos cresceram 13%, 14% e 25%, 9% e 1%, respectivamente.

Copo... A Ambev lança uma loja on-line para vender cervejas premium nacionais e importadas, além de copos e acessórios.

...cheio Essas bebidas especiais representaram 6% do volume total de cerveja comercializada pela empresa no ano passado.

Mão de obra... Executivos discutem hoje, na Câmara de Comércio Americana, as regras para a contratação de trabalhadores estrangeiros.

...em debate Advogados dos escritórios Pinheiro Neto, Machado Meyer e TozziniFreire foram convidados para discutir o tema.

criança no trabalho

Para acabar com o trabalho infantil no cone sul, os países teriam de gastar US$ 29,4 milhões em 20 anos, de acordo com pesquisa da Fundação Vivo Telefônica.

Os recursos deveriam ser destinados para educação e políticas de transferência de renda, segundo Françoise Trapenard, presidente da entidade.

Um dos motivos para a contratação de crianças e adolescentes de idade entre 5 e 17 anos é a baixa remuneração do trabalho, conforme aponta o levantamento.

O pagamento é 42% menor por mês trabalhado do que o de adultos.

A diferença sobe para 67% se apenas meninos e meninas entre 5 e 13 anos forem considerados.

"Precisamos aumentar o custo das empresas que empregam menores por meio de multas e punições", afirma a executiva.

Negócio... A Mundo Verde, empresa de venda de produtos naturais, vai inaugurar 24 lojas até o final deste ano, totalizando 270 unidades da rede.

...natural O investimento total para a abertura das novas franquias é de R$ 15 milhões. Outras 26 lojas já foram inauguradas em 2013.


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