Saltar para o conteúdo principal Saltar para o menu
 
 

Lista de textos do jornal de hoje Navegue por editoria

Mercado

  • Tamanho da Letra  
  • Comunicar Erros  
  • Imprimir  

Indicador reforça retomada na zona do euro

Após PIB indicar saída da recessão, índice dos setores industrial e de serviços avança

DO "FINANCIAL TIMES"

A economia da zona do euro apresentou novos avanços em agosto, ainda que a debilidade na França revele desequilíbrio entre os países na recuperação.

O Índice Markit de Executivos de Compras, que combina os setores industrial e de serviços, subiu a 51,7 pontos em agosto, em uma leitura preliminar, ante os 50,5 pontos de julho, o que representa sua marca mais alta em dois anos. Leitura superior a 50 pontos indica crescimento.

Pedidos ao setor industrial, especialmente na Alemanha, deram força à expansão.

"O terceiro trimestre, ao que parece, será o melhor da zona do euro em termos de crescimento de negócios desde o segundo trimestre de 2011", disse Chris Williamson, economista chefe da Markit.

"O quadro econômico que a pesquisa mostra está, portanto, cumprindo as expectativas das autoridades econômicas quanto a um retorno modesto ao crescimento, apesar de ainda frágil."

A fragilidade ficou em destaque nos dados referentes à França, que mostram queda ainda mais rápida na produção do setor privado. O indicador preliminar do país para agosto foi de 47,9 pontos, ante os 49,1 de julho, o que indica contração ainda mais acentuada.

Os dados do PIB, divulgados na semana passada, mostram que a zona do euro saiu de um recessão de 18 meses no segundo trimestre.


Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página