Saltar para o conteúdo principal Saltar para o menu
 
 

Lista de textos do jornal de hoje Navegue por editoria

Mercado

  • Tamanho da Letra  
  • Comunicar Erros  
  • Imprimir  

Bússola

Mande sua pergunta para coluna duvidainvest@uol.com.br / twitter: @folha_mercado

Imóveis ainda são boa opção mesmo com a desaceleração do mercado?

C.J.O.F., de Brasília (DF)

RESPOSTA DE MAURO CALIL, EDUCADOR FINANCEIRO DA ACADEMIA DO DINHEIRO - Sim, os imóveis ainda são um bom investimento para quem quer preservar valor ao longo do tempo e podem ser ótimos se houver habilidade na escolha.

Temos visto uma desaceleração em relação ao passado recente (de 2009 a 2012), mas os patamares de crescimento deste ano estão dentro da normalidade.

A média histórica de expansão fica entre 10% ao ano e 12% ao ano. O que ocorreu foi que, de 2002 a 2007, a média de valorização foi de cerca 15% no período inteiro. Então, em 2009, 2010 e 2011, o mercado recuperou o tempo perdido mais os 12% de crescimento normal previstos em cada ano.

Neste ano, deve retomar os patamares comuns.

Para aqueles que querem investir em imóveis, a orientação é buscar áreas nas quais estejam sendo feitas obras de melhorias. Isso porque um imóvel por si só não se valoriza ou desvaloriza. O que se valoriza é o bairro, e aí o imóvel carrega o benefício, dependendo das condições do bem e da relação de oferta e demanda na região, por exemplo.

Assim, o comprador precisa se informar sobre o plano diretor da cidade. Esse plano vai indicar, por exemplo, que melhorias estão previstas para determinada região, como linhas e estações de metrô e parques. E, para quem não tem dinheiro para adquirir um imóvel agora, uma alternativa são os fundos de investimento imobiliários, que não têm IR.

-

EU INVISTO EM

Denise Del Vecchio,atriz

"Invisto uma parte em previdência privada, como forma de garantir o futuro. E mais recentemente fiz investimento em fundo imobiliário"


Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página