Saltar para o conteúdo principal Saltar para o menu
 
 

Lista de textos do jornal de hoje Navegue por editoria

Mercado

  • Tamanho da Letra  
  • Comunicar Erros  
  • Imprimir  

Apple mira emergentes com 'iPhone pop'

Empresa americana deve anunciar versão mais barata do aparelho para ganhar participação de mercado

iPhone C, como vem sendo chamado, remete à China e deve ser apresentado em setembro com iPhone 5S

DO "FINANCIAL TIMES"

Em setembro, Tim Cook subirá em um palco escuro para levar adiante uma tradição anual da Apple: a apresentação do mais recente iPhone.

O iPhone criou o mercado de smartphones e se tornou o principal produto da Apple.

No entanto, a despeito de ter vendido dezenas de milhões de iPhones, a Apple continua a perder participação de mercado para o Google Android. Muita gente questiona se isso importa, já que a Apple ainda retém a maior fatia dos lucros do setor.

A empresa parece ter decidido que importa. Neste ano, está pensando diferente.

Cook, presidente-executivo, mostrará dois novos modelos: o iPhone 5S, uma versão melhorada do iPhone 5; e um segundo que, dizem boatos, vai se chamar iPhone 5C.

"É a maior reformulação da linha do iPhone em muito tempo", disse Wayne Lam, analista do IHS.

O que será que o C quer dizer? Seguem cinco sugestões:

Custo: o iPhone sempre foi um produto premium. Mas Cook reconhece que um modelo mais barato é necessário para atrair a próxima onda de compradores. Isso é especialmente importante nos mercados emergentes.

Cores: a Apple sempre foi uma marca que prezou as cores. Mas o iPhone vem sendo sempre monocromático, primeiro preto e depois com uma versão branca. Vazamentos sugerem que o iPhone 5C será o momento technicolor da companhia, com revestimentos plásticos vermelhos, azuis ou amarelos.

O fator cool: a despeito de oferecer um iPhone mais barato, os analistas dizem que a Apple não vai querer comprometer sua imagem como empresa cool. O iPhone 5C deve concorrer com aparelhos de preço médio.

É uma busca de um equilíbrio difícil pela Apple: cobrar o bastante para manter a imagem de produto exclusivo, mas vender o iPhone 5C por preço baixo o bastante para elevar sua fatia de mercado.

Tim Cook: encontrar esse equilíbrio é o mais difícil teste para a liderança de Cook, até o momento. "Isso mostra de que forma a Apple está se adaptando ao mercado", diz Lam. "Durante muito tempo, eles ditaram o gosto. Agora que o mercado amadureceu, a Apple precisa se adaptar."

China: No país, o preço será fundamental. O maior mercado mundial de smartphones é também um dos mais competitivos e conta com imensa oferta de aparelhos Android baratos. A marca perdeu mercado na China para concorrentes locais como Xiaomi e Lenovo.


Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página