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Gol corta milhas da tarifa promocional

Novas regras do programa Smiles privilegiam o passageiro que viaja com frequência, que passará a acumular mais

Referência para crédito será preço da passagem, e não distância voada; milhas já acumuladas não serão alteradas

MARIANA BARBOSA DE SÃO PAULO

Após acabar com o lanche gratuito a bordo, a Gol vai parar de creditar milhas no programa Smiles para quem voar com tarifa promocional.

As mudanças na regra do Smiles, anunciadas ontem para entrar em vigor em 10 de outubro, privilegiam o passageiro frequente, que passará a acumular mais milhas.

A TAM já havia feito movimento similar e também não permite acumular pontos na categoria promocional. Os programas da Avianca e da Azul continuam permitindo.

"Quando as tarifas eram mais altas, havia margem para as companhias darem uma passagem a cada dez vendidas. Com a redução da tarifa média e, principalmente, com as promoções, não há mais margem para isso", avalia o consultor Andre Castellini, sócio da Bain & Co.

A política de premiar mais quem gasta mais é comum nos grandes programas de milhagem internacionais.

"É o certo do ponto de vista do negócio. O passageiro frequente traz mais benefícios para a companhia. Paga tarifas maiores e viaja o ano todo", diz Castellini.

Pelas novas regras, o acúmulo de milhas em voos dentro do Brasil passará a ser feito pelo valor da passagem, e não mais pela distância.

A cada R$ 1 gasto na compra de um bilhete na categoria de tarifa programada, o passageiro recebe duas milhas. Na categoria flexível, são três milhas. A companhia também dará bônus dependendo da cor do cartão Smiles: prata ganhará bônus de 25%; ouro e diamante, 50% e 100%, respectivamente.

Pela regra atual, tarifas promocionais rendem o equivalente a 30% das milhas da programada. Há ainda um piso mínimo de mil milhas, para viagens de distâncias inferiores, caso de São Paulo-Rio.

No mercado internacional, a base de acúmulo de milhas ainda é a distância, mas houve mudanças no piso, que era de mil milhas para qualquer destino. Com a nova regra, o piso de mil valerá só para América do Sul. Para os EUA, serão 5.000 e para América Central e Caribe, 3.000.

O piso vale para passagens nas categorias promocional e programada. As demais renderão mais pontos.

As regras de resgate não foram alteradas. A quantidade de milhas necessárias para voar segue variando conforme a época do ano, o destino e a antecedência de compra.

O Procon notificou a Gol a dar esclarecimentos e garantias de que não haverá perda para quem já tem milhas acumuladas. A empresa informou que prestará esclarecimentos quando notificada.


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