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Ganha quem rima

Itaú, Banco do Brasil e Santander se enfrentam em uma "batalha de rimas" em rede social para conquistar cliente que lançou desafio aos bancos na internet

GABRIELA BAZZO DE SÃO PAULO

Uma brincadeira proposta por um internauta, envolvendo dois bancos brasileiros, acabou se transformando em uma batalha de rimas' no Twitter, e revelou a preocupação das instituições financeiras com as redes sociais.

Vyktor Berriel, 24, publicou uma mensagem na rede social em que dizia estar em dúvida entre abrir uma conta no Santander ou no Itaú.

"Vou ficar com quem vencer uma batalha de rima entre os dois", desafiou o internauta em publicação feita na quinta-feira (19).

Ambos os bancos responderam com versos, cada um destacando vantagens oferecidas aos clientes.

Na manhã de ontem, o Banco do Brasil --que não havia sido citado na primeira mensagem-- também entrou na brincadeira.

Ao se apresentar, o banco estatal pediu "desculpas pela intromissão".

"Embora ele não tenha citado o Banco do Brasil, consideramos que seria interessante [interagir] por ter uma menção ao segmento", afirma o gerente-executivo da diretoria de marketing e comunicação do banco, Omar Barreto Lopes.

O jovem criador da brincadeira é designer, mora no Rio de Janeiro, é dono do blog Jesus Manero e tem mais de 38 mil seguidores no Twitter. Ele diz ter se surpreendido com a repercussão do desafio.

"Só queria brincar com os perfis das empresas para testar essa descontração, que a maioria dos perfis tenta demonstrar hoje na internet."

A mensagem que deu início ao duelo havia sido repassada mais de 700 vezes até a conclusão desta edição. Nos cálculos do Santander, a brincadeira alcançou um milhão de pessoas.

Berriel, que já é cliente do Santander, afirma ainda não ter decidido "quem levou a melhor". Ele diz que "andou comparando" as vantagens oferecidas por cada banco, mas que não tomou nenhuma decisão.

RESPOSTAS

As duas instituições garantiram que não hesitaram em entrar no desafio.

Segundo o superintendente de marketing institucional do Itaú, Eduardo Tracanella, o banco busca responder a todos os casos que envolvem interação em redes sociais.

"Não titubeamos, só discutimos a forma para entrar na brincadeira de um jeito legal", explica.

Para Tracanella, a interação bem-humorada combina com a rede social, que tem um tom informal e requer "respostas e boas sacadas".

Segundo ele, a provocação do cliente é vista como "um voto de confiança" e uma tentativa de aproximação com o banco.

A superintendente executiva de comunicação externa do Santander, Clau Duarte, diz que, após a publicação da mensagem de Berriel, a equipe se reuniu e fez um "brainstorming voando", para garantir uma resposta rápida.

Segundo ela, o Santander monitora as redes sociais e tem também uma agenda de mensagens programadas que pode ser derrubada a qualquer momento.

"Se a gente julga que naquele dia teve algum fato relevante, a gente derruba o que tem na grade e posta o que acha que é de interesse dos seguidores."


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