Saltar para o conteúdo principal Saltar para o menu
 
 

Lista de textos do jornal de hoje Navegue por editoria

Mercado

  • Tamanho da Letra  
  • Comunicar Erros  
  • Imprimir  

Chinês quer ter maior estúdio do mundo

DO ENVIADO A QINGDAO

Para apresentar a resposta da China a Hollywood, o homem mais rico do país, Wang Jianlin, convocou uma constelação de astros internacionais à cidade costeira de Qingdao, onde pretende construir o maior estúdio de cinema do mundo.

John Travolta, Nicole Kidman e Leonardo DiCaprio foram alguns dos nomes que desfilaram pelo tapete vermelho estendido por Wang, num megaevento que uniu o glamour de Hollywood ao oficialismo chinês.

Além dos astros do cinema que tostaram no sol de Qingdao em troca de cachês milionários, a cerimônia contou com a presença de uma fileira de políticos locais e do chefe do departamento de censura do governo chinês.

Segundo Wang, o projeto deve ficar pronto em 2017 e custará R$ 18,4 bilhões. Numa área de 5,4 milhões de metros quadrados serão construídos 20 estúdios de cinema e um complexo de entretenimento que inclui parque temático, museu de cera e pista de patinação.

A ideia é produzir cem filmes chineses e 30 estrangeiros por ano, disse Wang, que não escondeu sua ambição de transformar a segunda economia mundial em uma superpotência cultural.

"O futuro do cinema mundial está aqui", disse o magnata, discursando em um gigantesco palco.

Após tornar-se dono da maior cadeia de salas de cinema do mundo, Wang decidiu que o passo natural seria produzir também filmes para serem exibidos neles.

Os astros internacionais parecem ter se rendido ao projeto "Chollywood".

"A tendência é que haja menos e maiores estúdios", disse John Travolta à Folha. "Espero ser chamado para estrelar o primeiro filme que será produzido aqui." (MN)


Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página