Saltar para o conteúdo principal Saltar para o menu
 
 

Lista de textos do jornal de hoje Navegue por editoria

Mercado

  • Tamanho da Letra  
  • Comunicar Erros  
  • Imprimir  

Bússola

Mande sua pergunta para coluna duvidainvest@uol.com.br / twitter: @folha_mercado

Meu VGBL tem taxa de administração de 3% ao ano. Mudo de plano?

M.P.F., de Brasília (DF)

RESPOSTA DE MICHAEL VIRIATO, PROFESSOR DO INSTITUTO DE PESQUISA INSPER - A melhor opção costuma ser a migração para planos com taxas menores. Mas, no VGBL, o investidor deve ficar atento a duas taxas: a de carregamento sobre as contribuições, que varia entre 0% e 6%, e a de administração, de 0,5% a 4% ao ano.

Além de buscar planos com taxas de administração menores, o investidor deve procurar aqueles que não cobram a taxa de carregamento. Para volumes superiores a R$ 100 mil, existem excelentes planos de previdência com taxas de 1% ao ano e sem carregamento.

A razão de nem sempre valer a pena resgatar os recursos para aplicar em outros tipos de investimentos reside nos benefícios fiscais do VGBL. No regime tributário regressivo, as alíquotas de Imposto de Renda variam entre 10% e 35%, dependendo do prazo durante o qual os recursos ficam investidos. Já em outros produtos do mercado, a menor alíquota de IR é de 15%.

Outra vantagem do VGBL é a ausência do "come cotas", a incidência de IR semestralmente sobre aplicações em fundos de investimentos (exceto de ações).

Com essas vantagens, mesmo considerando uma taxa de administração maior em 0,50% ao ano no VGBL que em outro investimento de risco similar, a rentabilidade do VGBL em 30 anos pode superar a desta alternativa.

-

EU INVISTO EM

Natallia Rodrigues,atriz

"Compro imóveis na planta e revendo quando pronto. Foi a forma de investir que encontrei com maior retorno"


Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página