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Agência para exportação abre escritório na Califórnia
Local pode hospedar empresas iniciantes durante período de prospecção de mercado nos EUA; não é preciso pagar para usá-lo
Empresários brasileiros que quiserem prospectar mercado na região do Vale do Silício, conhecida pela concentração de negócios de tecnologia, têm uma opção de casa provisória: um escritório para ser compartilhado na cidade de San Francisco.
A Apex (Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimento) inaugurou o espaço no fim do mês passado. Alguns empresários já foram conhecer o local, mas nenhum se instalou lá.
A diretora de gestão corporativa da Apex, Tatiana Porto, diz que "esse escritório, pela natureza da região, vai ser mais para start-ups" (empresas iniciantes de base tecnológicas).
A agência já tem sete outros pontos pelo mundo (Moscou, Pequim, Luanda, Dubai, Bruxelas, Havana e Miami).
"Por incrível que pareça, esse serviço é desconhecido", afirma Porto. O trâmite é o seguinte: entrar em contato com a agência, que irá avaliar se há mercado para a empresa na região para a qual ela quer ir. A Apex aciona a equipe na localidade e descreve no que pode ajudar. "Estando tudo OK, a gente começa o atendimento."
Guido Jackson, 45, cofundador da Pip.pe, é um dos que pensam em usar as instalações da Apex.
Ele diz que quer usar o espaço, que tem capacidade par cerca de dez pessoas, a cada três meses, porque quer entrar no mercado norte-americano. Ele esteve na região durante uma semana, em uma missão de start-ups de Santa Catarina.
Elton Miranda, 32, fundador Tex.do, também conheceu o escritório da Apex. Ele conta que em um curto espaço de tempo conseguiu falar com empresas que "imaginava ser inatingíveis". "Conseguimos reunião com o pessoal do LinkedIn. Só estando lá para conseguir esse tipo de conexão."