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Menor, Oktoberfest espera dobrar receita

Apesar de restrição de público, organização aposta no avanço do consumo de chope, que em cinco anos saltou 74%

Festa começa hoje em Blumenau e segue até dia 20; pela primeira vez, turistas de trajes típicos pagam ingresso

FRANCIELE CARDOSO COLABORAÇÃO PARA A FOLHA, EM BLUMENAU

Com a venda prevista de 700 mil litros de chope, ou 1,4 litro por visitante)], a Oktoberfest 2013 começa hoje com a expectativa de movimentar R$ 15 milhões, o dobro de 2012, e receber 500 mil pessoas ao longo do mês --70% mais do que a população de Blumenau, sede do evento.

Nesta 30ª edição da festa, a federação de comércio do Estado estima que sejam movimentados R$ 70 milhões na região do Vale do Itajaí com negócios como aluguéis de casas e transporte para turistas, que perfazem cerca de 60% dos participantes.

A alta perspectiva de faturamento é mantida a despeito da limitação de público na edição deste ano, que vai até o próximo dia 20.

Por segurança, o Ministério Público e os organizadores concordaram em restringir a capacidade máxima na Vila Germânica, local do evento, a 37,7 mil pessoas. Em 2012 o local chegou a receber 77 mil em um só dia.

A compensação deve vir do gasto dos turistas (quase 25% dos quais são paulistas), da cobrança inédita de ingressos para quem aparece de traje típico alemão (até 2012 só aqueles com roupas comuns tinham de pagar) e do consumo de alimentos e bebidas, esperam os organizadores.

Pesa na projeção o histórico etílico dos últimos cinco anos, quando o público da festa se manteve estável em torno de 500 mil pessoas mas a venda de chope saltou 74%, de 374 mil para 652 mil litros.

ARTESANAIS

O aumento do consumo vem acompanhado de mais espaço para as cervejarias artesanais, que duplicaram a participação no evento desde 2008 e já respondem por 50% da bebida oficial consumida nos 18 dias da festa.

No evento desde 2007, a Das Bier, de Gaspar (SC), espera comercializar na Oktoberfest mais do que produz em um mês inteiro (de 26 mil a 30 mil litros de chope).

Leandro Schmitt, um dos proprietários, diz que a festa é uma oportunidade de apresentar novidades ao público que busca bebidas especiais.

A local Wunder Bier alugou quatro tanques de 4.500 litros cada um e três de 600, esperando vender 40 mil litros durante o evento. "Por sermos uma marca de Blumenau, é quase uma necessidade estar na festa", afirma Mauro Pedrosa, gerente da cervejaria.

"É até uma forma de preservarmos uma receita [de chope] regional."

Já a artesanal Bierland quer superar a venda de 92 mil litros de chope e contratou 45 tiradores da bebida.

Segundo Eduardo Krueger, sócio da marca, a Oktoberfest representa 20% do faturamento anual da cervejaria.

Adquirida pelo grupo Brasil Kirin em 2008, a Eisenbahn, no evento desde 2005, não divulga seus números.


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