Saltar para o conteúdo principal Saltar para o menu
 
 

Lista de textos do jornal de hoje Navegue por editoria

Mercado

  • Tamanho da Letra  
  • Comunicar Erros  
  • Imprimir  

Bússola

Mande sua pergunta para coluna duvidainfest@uol.com.br / twitter: @folha_mercado

Qual a melhor opção para investir R$ 300 no cenário atual?

J.E.R., Santa Rita do Passa Quatro (SP)

RESPOSTA DO PROFESSOR DA PUC-RIO E CERTIFIED FINANCIAL PLANNER ALEXANDRE CANALINI - Para volumes de investimento similares ao que você possui, não há tanta diversidade de aplicações disponíveis.

Se o objetivo for poupar recursos para resgatar em um prazo superior a dez anos, a alternativa mais recomendada são os planos de previdência privada.

Optando pelo regime de tributação regressiva você pagará somente 10% de Imposto de Renda no momento do resgate --e com o benefício de não pagar imposto ao longo do período de acumulação de capital.

Se o período pretendido for superior a dois anos, mas inferior a dez, seria interessante considerar investimentos isentos de IR para pessoa física.

Destaco nessa categoria as LCAs (Letras de Crédito do Agronegócio) e LCIs (Letras de Crédito Imobiliário).

Caso tenha dificuldade para encontrar os investimentos acima em função do valor, pense em um CDB (Certificado de Depósito Bancário). Remunerações próximas a 100% do CDI (juro do empréstimo entre bancos) podem ser competitivas.

O Tesouro Direto é uma alternativa que precisa ser estudada levando em consideração os custos. A BM&FBovespa cobra 0,3% ao ano. Se sua corretora cobra 0,2%, o retorno de uma aplicação de 9% ao ano pode cair para cerca de 8,5% ao ano. Poupança, só no curto prazo.

EU INVISTO EM

Fernanda Pontes,atriz

"Invisto em imóveis. Comprei duas casas em Orlando (EUA), onde o mercado está excelente"


Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página