Saltar para o conteúdo principal Saltar para o menu
 
 

Lista de textos do jornal de hoje Navegue por editoria

Mercado

  • Tamanho da Letra  
  • Comunicar Erros  
  • Imprimir  

Governo estuda acesso à internet por balões

Paulo Bernardo vai discutir com Google projeto que pode atender regiões remotas

RAFAEL CAPANEMA DE SÃO PAULO

O ministro das Comunicações, Paulo Bernardo, se encontrará amanhã em Brasília com um representante do Loon, projeto do Google que pretende oferecer acesso à internet por meio de balões que se deslocam na estratosfera.

O objetivo é discutir a adoção da tecnologia --que busca atender áreas remotas, zonas rurais e locais atingidos por desastres naturais-- em regiões como a Amazônia.

Bernardo receberá Mohammad Gawdat, vice-presidente de inovação empresarial do Google X, divisão futurística da empresa onde foram gestados, além do Loon, os óculos inteligentes Glass e o carro sem motorista.

Em fase embrionária, o projeto realizou um teste-piloto em junho, na Nova Zelândia. Os balões, que ficam a 20 quilômetros de altura, proveem acesso à rede com velocidade equivalente à do 3G.

"O Brasil é um dos países mais ativos na internet, mas a penetração da rede em áreas remotas ainda é muito baixa", afirmou à Folha Mike Cassidy, líder do projeto.

"O território é enorme, há montanhas e florestas tropicais, então é difícil espalhar torres de celular pelo país. Há um grande potencial para a implementação do Loon."


Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página