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Estrangeiro investirá até R$ 1 bi em concessionárias

Quatro redes brasileiras estão na mira de grupo formado por americano e fundos asiáticos de investimento

GABRIEL BALDOCCHI DE SÃO PAULO

Depois de quase dois anos de análise do mercado brasileiro, o investidor americano Marshall Cogan, conhecido por montar mega redes de concessionárias nos EUA e na China, finaliza a criação de uma gigante de luxo no país.

Quatro grupos brasileiros estão na mira de aquisição. As compras serão o pontapé inicial para alcançar as 120 unidades almejadas para a futura rede.

A outra parte virá de abertura de lojas, que ajudarão a distribuir o volume adicional oriundo das novas fábricas (Audi, BMW e Mercedes) do segmento no país.

Para alcançar esse tamanho e um faturamento de R$ 6 bilhões em três anos, Cogan conta com a ajuda de fundos de investimento asiáticos. O investimento inicial é estimado em até R$ 1 bilhão.

Uma empresa de investimento finaliza a criação de um fundo de "private equity" (participação em empresas) com investidores brasileiros que vão complementar o capital da empresa.

A Auto Group Brasil, como se chamará a nova companhia, deve iniciar suas operações em abril de 2014.

Trata-se do segundo grupo de fora do país a ingressar no mercado de concessionárias neste ano. Em maio, o Group 1, de capital aberto nos EUA, pagou cerca de R$ 300 milhões por uma rede nacional.

A entrada dos estrangeiros segue o interesse das montadoras no Brasil, hoje o quarto maior mundial em vendas.

Chegam no momento em que as concessionárias tentam migrar de um modelo de negócios baseado principalmente na venda de carros novos para a prestação de serviços e o segmento de usados.

Para Cogan, a situação atual do Brasil se assemelha à do mercado americano na década de 1950.

"Acho que o Brasil é a última grande indústria a ser consolidada", afirma.

Como exemplo da orientação para serviços que será adotada na nova rede está um serviço de motorista que busca e entrega o veículo na casa dos clientes nas revisões.

A tentativa de agregar valor e elevar margens de lucro faz parte dos esforços para levar o negócio para a Bolsa de Valores, como foi feitos nos EUA pela rede de concessionárias montada por Cogan.

"Muitos poucos grupos conseguirão abrir capital [no Brasil] porque a maioria opera no mercado de entrada e tem margens pobres", afirma o americano.


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