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Modelos baratos lideram e rodam sem emplacamento

Chinesas investem na importação de partes, que são montadas na região

Em 2012, foram vendidas 586,8 mil motos no Nordeste, número 10,8% maior que o da região Sudeste

EDUARDO SODRÉ DO EDITOR-ADJUNTO DE "VEÍCULOS"

As motos saem de fábrica aptas a serem emplacadas, conforme prevê o Denatran (Departamento Nacional de Trânsito). Porém, em boa parte das regiões Norte, Nordeste e Centro-Oeste, o licenciamento já se consolidou como "item opcional".

Segundo fabricantes consultados pela reportagem, cerca de 70% das motocicletas de baixa cilindrada (até 150 cc) comercializadas nessas áreas não possuem documentos em dia.

"Não podemos exigir que o comprador legalize sua moto já na rede concessionária, isso vai contra o estabelecido no Código de Defesa do Consumidor. Portanto, cabe ao cliente regularizar a situação, o que nem sempre é feito", diz Airton Silva, o gerente comercial da Traxx.

A empresa atua no segmento mais sujeito à ausência de licenciamento, o dos ciclomotores de 50 cc.

São motonetas de baixa potência e preço na faixa de R$ 3.500, que formam a base do setor de motocicletas no Brasil.

Nesse nicho, além do consórcio, as vendas ganham força por meio do cartão de crédito. Muitos compradores dividem o pagamento em 12 ou até em 24 vezes. A vantagem é que, nesse caso, a moto não fica alienada a um banco, ou seja, o veículo não pode ser retomado em caso de inadimplência, afirma Airton.

A Traxx é uma das que investiram em instalações no Nordeste. A montadora importa motos chinesas no sistema CKD (chegam ao Brasil em partes) e faz a montagem em Fortaleza.

"A região responde por 65% de nossas vendas. As cidades se expandiram e em muitas não há transporte público regular. A moto tornar-se uma alternativa de baixo custo", diz o presidente da empresa.

Em 2012, foram vendidas 586,8 mil motocicletas no Nordeste. O número supera em 10,8% o da região Sudeste no mesmo período (529,5 mil).

A maior parte dessa fatia cabe às motos de até 150 cc, que representam 87,6% das vendas no Brasil.

A Honda Pop 100, sozinha, representa 8% de todas as motos vendidas no país --foram 114,6 mil veículos comercializados em 2012.

LANÇAMENTOS

No Salão Duas Rodas, que termina amanhã, há diversos lançamentos voltados para os mercados que estão em ascensão. A Dafra apresenta a Super 50, por R$ 4.000.

Também os chineses concentram seu poder de fogo em motos pequenas. A Traxx teve como grande atração no seu estande mais uma pequena, a Moby 50, por R$ 3.800. A fabricante também expõe a Star 50, que custa R$ 3.333. Também é uma "cub", um termo adotado por Soichiro Honda ainda nos anos 1960, que significa algo como "irmão menor" entre os animais.


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