Saltar para o conteúdo principal Saltar para o menu
 
 

Lista de textos do jornal de hoje Navegue por editoria

Mercado

  • Tamanho da Letra  
  • Comunicar Erros  
  • Imprimir  

Perfil

Ex-chefe de Graça Foster vai comandar estatal do pré-sal

DENISE LUNA DO RIO JÚLIA BORBA DE BRASÍLIA

O engenheiro Oswaldo Pedrosa Júnior será o presidente da PPSA (Pré-Sal Petróleo S.A), a nova estatal que representará os interesses da União na exploração do pré-sal. Pedrosa foi chefe da atual presidente da Petrobras, Graça Foster, quando trabalhou na petroleira.

O nome de Pedrosa surpreendeu o mercado, mas corresponde ao desejo da presidente da estatal, que dizia esperar à frente da PPSA alguém que olhasse de igual para igual ou "um pouquinho acima" dela nas discussões.

O perfil discreto, de poucas palavras e sem ligações partidárias também se encaixa no objetivo do governo de evitar nomes que dessem margem a especulações sobre o uso político da empresa.

Atualmente, Pedrosa era gerente de projeto da HRT no campo de Polvo, na bacia de Campos. Fluminense de 63 anos, ele é considerado experiente pelo setor, com 25 anos de Petrobras no currículo.

Pedrosa é formado em engenharia de petróleo na Universidade da Bahia, com PhD pela Universidade de Stanford, na Califórnia.

Em 1998 se aposentou da Petrobras e foi ser técnico da ANP (Agência Nacional do Petróleo). Depois foi assessor especial na Onip (Organização Nacional da Indústria do Petróleo), presidente da Abpip (Associação Brasileira dos Produtores Independentes de Petróleo) e diretor da petroleira Aurizônia.

A PPSA fará a gestão dos contratos de comercialização de petróleo e gás natural da exploração dos campos no pré-sal. Para este ano, o orçamento será de R$ 15 milhões.

Marco Antônio Almeida, atual secretário de petróleo e gás do Ministério de Minas e Energia, será o presidente do conselho de administração.


Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página