Saltar para o conteúdo principal Saltar para o menu
 
 

Lista de textos do jornal de hoje Navegue por editoria

Mercado

  • Tamanho da Letra  
  • Comunicar Erros  
  • Imprimir  

Bússola

Mande sua pergunta para coluna duvidainvest@uol.com.br / twitter: @folha_mercado

Tenho poupanças em 2 bancos, uma delas antiga. Mantenho ambas?

J.G.S., São Bernardo do Campo (SP)

RESPOSTA DO EDUCADOR FINANCEIRO MAURO CALIL, DA ACADEMIA DO DINHEIRO - A poupança que você tem pela regra antiga -ou seja, para depósitos anteriores a 4 de maio de 2012- deve ser mantida.

Isso porque a caderneta, nesse caso, rende sempre 0,5% ao mês mais TR (Taxa Referencial) independentemente do valor do juro básico do país (taxa Selic).

Já para depósitos feitos a partir de 4 de maio do ano passado, a poupança só paga esse valor quando a Selic está acima de 8,5% ao ano.

É o caso atualmente, com a taxa em 9,5% ao ano, mas, se o juro básico cair, o rendimento vai diminuir para 70% da Selic mais TR.

Assim, no seu caso, a poupança mais recente vai render menos em cenário de juro básico menor.

A decisão de manter as duas contas, portanto, não representará mais rentabilidade para você.

Ter uma caderneta em cada banco, porém, tem a vantagem da cobertura do FGC (Fundo Garantidor de Créditos) de até R$ 250 mil em caso de quebra da instituição. Cada CPF tem direito a esse valor de "seguro" por instituição financeira de grupos diferentes.

Além disso, ter uma conta poupança pode ajudar na negociação de taxas de juros menores em empréstimos em bancos. Nesse caso, ter cadernetas em instituições diferentes pode representar uma vantagem em negociações de crédito.

Como programar pagamento em euros em 2014?

J.A., São Paulo (SP)

RESPOSTA - O melhor caminho para você, pessoa física, caso tenha recursos disponíveis, é comprar agora todo o valor em euros de que vai precisar no ano que vem para evitar possíveis perdas de hoje até a data do pagamento que terá de fazer na moeda europeia.

A alternativa de contratos futuros de euro negociados na BM&FBovespa -que fariam com que o capital oscilasse exatamente de acordo com a moeda- oferece poucas opções de prazos para resgate para investimentos baixos.

Mas é possível comprar contratos de dólar, que costumam variar em relação ao euro menos do que o real. Investir em um fundo cambial com grande parcela em euros também pode ser uma opção.

Eu invisto em

Franciely Freduzeski, atriz

"Opto por investimentos conservadores, como poupança e previdência privada"


Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página