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Mercado MPME

Múltis dão cursos grátis a pequenos empresários

Objetivo é ter mais controle sobre o modo como produtos são oferecidos

Aulas incluem módulos sobre atendimento a clientes, administração e técnicas específicas para aumentar vendas

FILIPE OLIVEIRA DE SÃO PAULO

Como estratégia para melhorar as vendas, algumas empresas começaram a se preocupar com seus revendedores --os responsáveis finais em sua rede de negócios.

A Diageo, multinacional do ramo de bebidas e dona de marcas como Johnnie Walker e Smirnoff, lançou em setembro um programa gratuito para melhorar a qualidade do atendimento aos clientes em bares e restaurantes.

O programa traz conteúdos como criação de drinques, história das bebidas e atendimento ao cliente. Segundo Alexandre Boucinhas, diretor de vendas da empresa, o objetivo do programa é dar um padrão melhor à qualidade dos serviços. "Nossa experiência é que a qualidade de uma bebida varia muito de um bar para o outro", diz.

O curso do Bar Academy tem duração de nove meses e possui módulos presenciais e pela internet.

O bar Jordão, na zona leste de São Paulo, é um dos primeiros participantes do programa. O gerente Carlos Eduardo Erthal, 33, conta que melhorar a qualidade do atendimento é uma preocupação, especialmente para aproveitar o movimento resultante da Copa do Mundo.

Ele monitora a participação da equipe nas aulas e deve preparar também questionários para conferir se esse grupo está acompanhando os vídeos na internet.

"Nem sempre temos como pagar esses cursos, então temos de aproveitar este ao máximo", afirma.

GESTÃO DE AÇO

A Gerdau realiza programa semelhante desde 2006. No caso do projeto Serralheiros, o público-alvo são pequenas e médias empresas que trabalham com aço.

Entre as ações desenvolvidas estão capacitações em administração, módulos sobre segurança no trabalho e técnicas de serralheria.

Em 2013 foram 250 participantes no programa.

Com os participantes, houve um aumento médio de cerca de 25% no faturamento, diz José Paulo Martins, diretor do Instituto Gerdau. Mas, se considerados os investimentos para a criação do programa, ainda não houve retorno para a empresa.

"O foco dessa ação é o ganho na competitividade do nosso cliente. No curto prazo não há recuperação do nosso investimento, mas teremos frutos no longo prazo."

A Matrix, empresa do portfólio da norte-americana L'Oreal, utiliza a estratégia de fortalecer vendedoras autônomas para chegar aos salões de beleza frequentados por clientes das classes C e D com produtos de uso profissional.

O projeto Tudo o que Você Pode Ser é realizado no Rio de Janeiro desde 2011 e chegou a São Paulo neste ano.

A empresa oferece treinamento para que as vendedoras possam orientar os salões sobre o uso dos produtos.

O Sebrae também auxilia na capacitação em administração e empreendedorismo, ajudando na elaboração de um plano de negócios.


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