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Experiência de compra motiva esses programas

DE SÃO PAULO

Ao interferir no treinamento de funcionários de estabelecimentos que vendem seus produtos, as grandes empresas estão tentando melhorar a experiência que os clientes têm com suas marcas.

Como os padrões de qualidade, em geral, são variados entre os distribuidores, as empresas oferecem programas de treinamento para garantir que a experiência de compra seja boa, afirma Celso Grisi, professor da Fipecafi (Fundação Instituto de Pesquisas Contábeis, Atuariais e Financeiras).

"As experiências que o indivíduo tem no processo de compra devem ajudar na construção de um sentimento positivo em relação a marca, até chegar à fidelidade."

Além disso, melhorar a qualidade dos processos de toda a cadeia de um produto, incluindo fornecedores e revendedores, pode trazer resultados positivos para todo o grupo de empresas.

"As empresas precisam ser excelentes em tudo, sem serem ilhas", afirma Jairo Martins, superintendente da Fundação Nacional da Qualidade (FNQ).

"Não é suficiente ter uma boa gestão e governança e não estar alinhada com fornecedores e revendedores."

Entre as vantagens de trabalhar de forma alinhada em toda a cadeia, Martins destaca economia de tempo, redução de custos e, no caso das revendas, um melhor atendimento ao cliente.

Segundo ele, é importante que as empresas que realizam esse tipo de programa acompanhem os resultados obtidos, por exemplo nas vendas.

Ele recomenda que se adotem práticas como premiação das empresas que apresentam melhor evolução, por exemplo.


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