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Mercado aberto

MARIA CRISTINA FRIAS cristina.frias@uol.com.br

Grupo construirá shopping de R$ 140 mi em Goiânia

Após entrar no segmento de shopping centers em 2011, o grupo Queiroz Silveira, que também atua com construção civil e incorporação imobiliária, planeja o segundo centro de compras em Goiânia.

O investimento é estimado em aproximadamente R$ 140 milhões. O projeto será lançado no início de 2014, com entrega prevista para 2016.

"Será na zona leste do município, uma área que ainda não tem nenhum shopping e onde, por isso, há espaço para o novo negócio", afirma Rogério Queiroz Silveira, um dos sócios da empresa.

O empreendimento terá cerca de 95 mil m² de construção, com 37 mil m² de ABL (área bruta locável), o que resultará em 270 lojas.

Do total do investimento, R$ 40 milhões já foram aportados na compra do terreno. Mais R$ 100 milhões serão usados nas obras.

O montante virá de recursos próprios e de financiamento bancário, diz Silveira.

O primeiro shopping da empresa também ficará em Goiânia, num complexo ainda em obras que inclui duas torres corporativas e um edifício residencial.

Antes, o grupo tinha o foco voltado para a incorporação de prédios residenciais e comerciais. "Entramos na área de shopping centers para diversificar nossa atuação e, com isso, reduzir riscos."

A companhia tem cerca de 850 funcionários e estima faturar R$ 130 milhões em 2014 --30% a mais que o esperado para este ano.

RAIO-X

R$ 130 MILHÕES
é o faturamento estimado da empresa para 2014, uma alta de 30% ante o montante esperado para 2013

270
será o número de lojas do novo shopping em Goiânia

850
é o total de funcionários diretos contratados pela companhia

1.500
é o número de empregos indiretos gerados pelo grupo

MAIS LUZ

A moda nos shoppings B e C é a decoração interativa, com games e robôs, segundo Conceição Cipolatti, dona da empresa que leva seu nome e que prepara a decoração natalina de cerca de 150 grandes espaços, a maioria shoppings.

"Os de classe A querem apenas uma decoração clássica e bonita."

O crescimento da Cipolatti neste ano foi de cerca de 10%. A empresa, que vai completar o seu 33º Natal, começou quando Conceição, em meio a dificuldades financeiras da família, fez arranjos com flores para ajudar a irmã. Os enfeites, que nem eram de Natal, impressionaram e veio, então, um convite para enfeitar um shopping para o fim de ano.

Os números impressionam: entre quilômetros de festões e 8 milhões de microlâmpadas, a empresária destaca as quase sete toneladas de pregos usados em 2013.

Os shoppings lançam as decorações em novembro, mas elas já estão em fase de montagem: levam cerca de 12 noites para ficarem prontas.

de olho no futuro

Avaliar um executivo não pelas competências apresentadas em experiências anteriores, mas sim pelo que ele pode fazer no futuro.

Esse é um dos novos critérios adotados pela Egon Zehnder, multinacional de recursos humanos, para analisar candidatos a cargos de alta gerência nas companhias.

O método, fundamentado por pesquisadores do MIT (Instituto de Tecnologia de Massachusetts) e da Escola de Negócios de Harvard, foi desenvolvido para atender as necessidades atuais das corporações no mundo todo.

"A evolução das carreiras passou a ser mais veloz e as companhias passam por um processo mais complexo, de fusões e aquisições, e uma atuação mais global", afirma André Abram, sócio da Egon Zehnder no Brasil.

"As perguntas que pretendemos responder são: esse profissional está preparado para desafios? Ou já chegou ao seu limite?", diz.

NATAL AMPLIADO

O mercado de decoração natalina para shopping centers começou 2013 com um ritmo menor, mas ganhou força no decorrer do ano, segundo Cecilia Dale, dona da empresa que leva seu nome.

"Alguns shoppings diminuíram a verba no começo do ano e pediram para a gente concentrar a decoração nas áreas centrais, mas depois complementaram os pedidos [ao longo de 2013]."

A empresa fechou 23 contratos neste ano. Em 2012, foram 19 projetos.

A atuação se manteve em cinco Estados --Rio Grande do Sul, Paraná, Minas Gerais, São Paulo e Rio de Janeiro.

Ao todo, 430 pessoas trabalham na montagem --80 a mais que em 2012.

"Cada equipe faz, no máximo, dois projetos. Começamos em outubro e tudo tem de estar pronto até 15 de novembro."

noel regrado

A Thematic, empresa de decorações natalinas, atenderá 25 shopping centers brasileiros neste Natal--cinco a mais que no ano anterior.

Apesar de ter planejado no início do ano aumentar em 20% os investimentos com importação e infraestrutura, a companhia não sabe se alcançará a meta de projetada.

"Empresas que eram nossas parceiras há oito anos não vão mais investir em decoração natalina, nem com a gente nem com as concorrentes", afirma Silvia Doreto, presidente da Thematic.

Neste ano, apenas um quinto dos shoppings que a marca atende aumentaram os investimentos com decoração, enquanto dois quintos cortaram gastos, de acordo com a executiva.

Entre os clientes da marca estão a rede Iguatemi e o Madureira Shopping, no Rio.

vitrine de luxo

A Hope irá replicar o modelo de sua "loja-conceito", que hoje existe apenas na Oscar Freire, em São Paulo. A unidade, inaugurada há cerca de um ano, recebeu aporte de R$ 3 milhões.

"Vendemos ali entre 60% e 70% a mais que o projetado inicialmente", afirma o diretor de expansão da marca, Sylvio Korytowski.

A empresa planeja cinco novas lojas com esse padrão. Rio de Janeiro e São Paulo devem receber as unidades.

"Pelo menos três serão abertas já no próximo ano. Analisamos colocá-las em bairros como o Leblon ou shoppings cujo público é o mesmo da Oscar Freire."

Também para 2014, está prevista a inauguração de aproximadamente 50 franquias. Hoje a empresa tem 121 em todo o país --27 delas instaladas neste ano.

NÚMEROS DA EMPRESA

R$ 160 MILHÕES
foi o faturamento das franquias da Hope em 2012

121
é o número de lojas abertas

50
são as franquias previstas para serem inauguradas no próximo ano

Reunião... A presidente da Petrobras, Graça Foster, está na programação de hoje do CEO Summit São Paulo, evento realizado pela EY (antiga Ernst & Young) e pela Endeavor (organização sem fins lucrativos que apoia o empreendedorismo).

...de CEOs Também devem participar a presidente da Dudalina, Sonia Hess, o fundador da Cosan, Rubens Ometto, e o fundador da Stefanini, Marco Stefanini, entre outros.


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