Saltar para o conteúdo principal Saltar para o menu
 
 

Lista de textos do jornal de hoje Navegue por editoria

Mercado

  • Tamanho da Letra  
  • Comunicar Erros  
  • Imprimir  

Exportações em risco

Medo de corte de crédito na China derruba Bolsas

DE SÃO PAULO - A possibilidade de restrição de crédito na China derrubou as Bolsas pelo mundo ontem. No Brasil, o Ibovespa interrompeu uma sequência de três altas e fechou em queda de 1,81%, a 55.440 pontos, pressionado também pelo recuo de 9,3% dos papéis da petroleira OGX, de Eike Batista.

Nos EUA, o índice Dow Jones perdeu 0,35% e fechou a 15.413 pontos, enquanto o mais amplo S&P 500 caiu 0,47%, para 1.746 pontos. Os mercados europeus e asiáticos também recuaram.

O movimento se deu após um conselheiro de política do banco central chinês afirmar que a entidade pode restringir a oferta de crédito para conter o risco de inflação.

Há insegurança quanto à forma como o BC chinês agiria, pois o país segue padrões próprios. A restrição de crédito faz sentido, avaliam analistas, mas o mercado teme que ela derrube a demanda de importações da China.

O dólar à vista, referência no mercado financeiro, fechou em alta de 0,42% em relação ao real, a R$ 2,184 na venda. Já o dólar comercial, usado no comércio exterior, avançou 0,73%, para R$ 2,187.


Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página