Saltar para o conteúdo principal Saltar para o menu
 
 

Lista de textos do jornal de hoje Navegue por editoria

Mercado

  • Tamanho da Letra  
  • Comunicar Erros  
  • Imprimir  

BC dos EUA mantém juro baixo e injeção de dinheiro na economia

Federal Reserve faz avaliação positiva, mas diz faltarem dados

DE SÃO PAULO

O Federal Reserve, Banco Central dos EUA, anunciou ontem que manterá por ora seu programa de recompra mensal de US$ 85 bilhões em títulos do Tesouro, usado para aumentar a liquidez do mercado e incentivar a economia do país a se reerguer.

Após dois dias de reunião de seu comitê de política monetária, o Fomc, a entidade anunciou também que manterá os juros referenciais da economia próximos a zero.

A decisão confirma a expectativa de analistas do mercado, que não esperavam mudança de rumo neste mês devido ao atraso na compilação de dados da economia dos EUA causado pela paralisação parcial do governo federal por quase três semanas.

O próprio Federal Reserve afirmou, no comunicado de ontem, ainda não ter dados o suficiente para avaliar completamente o momento.

Mas o tom otimista da nota, que assinalou a persistência da recuperação econômica ainda que em ritmo moderado, levou observadores do mercado a voltarem a considerar que a redução dos estímulos econômicos pode ser anunciada ainda neste ano, e não somente em março.

A próxima reunião do FOMC está marcada para os dias 17 e 18 de dezembro, e antes de março ainda haverá um encontro do comitê nos dias 24 e 25 de janeiro.

Na mudança mais notória do comunicado emitido pelo FOMC, ressaltou o "Financial Times", o Fed deixou de usar uma frase adotada em setembro em que afirma que condições econômicas mais apertadas (leia-se juros mais altos) poderia prejudicar a melhora da economia.

Para o jornal, a retirada da afirmação indica que a autoridade monetária pode ter começado a enxergar espaço para elevar os juros.

O índice de desemprego, embora tenha frustrado parte do mercado que esperava maior criação de vagas, recuara para 7,2% em setembro.


Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página