Saltar para o conteúdo principal Saltar para o menu
 
 

Lista de textos do jornal de hoje Navegue por editoria

Mercado

  • Tamanho da Letra  
  • Comunicar Erros  
  • Imprimir  

Google vence disputa judicial sobre digitalização de livros

Para Justiça dos EUA, projeto de escanear obras não infringe lei de direitos autorais

DA REUTERS

O Google venceu uma disputa jurídica contra um grupo de escritores que acusava a empresa de digitalizar milhões de livros sem autorização dos autores.

A Justiça dos EUA aceitou o argumento da empresa de que a digitalização de mais de 20 milhões de livros e a disponibilização de fragmentos na internet não infringiam leis de direitos autorais.

Caso os escritores não recorram da decisão, o Google poderá continuar a expandir sua biblioteca on-line. A empresa diz que o escaneamento ajuda os leitores a localizar obras que não poderiam ser encontradas de outra forma.

A decisão representa uma virada na disputa judicial, que começou em 2005, quando escritores e editoras entraram com um processo.

O Google estima que deveria mais de US$ 3 bilhões (R$ 6,9 bilhões) às editoras se perdesse o caso.

Para Denny Chin, juiz do caso, a digitalização facilita que estudantes, professores, pesquisadores e público encontre livros, mantendo "consideração respeitosa" pelos direitos autorais.

O Google Livros foi lançado após acordo em 2004 com grandes bibliotecas acadêmicas para digitalizar obras atuais e fora de circulação.


Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página