Saltar para o conteúdo principal Saltar para o menu
 
 

Lista de textos do jornal de hoje Navegue por editoria

Mercado

  • Tamanho da Letra  
  • Comunicar Erros  
  • Imprimir  

Volks anuncia recall de 2,6 milhões de veículos no mundo

Campanha envolve 62 mil unidades da marca vendidos no Brasil, dos modelos Amarok e Tiguan

Falha na Amarok pode causar incêndios; na Tiguan, problema é em fusível que pode afetar sistema de iluminação

DE SÃO PAULO

Três falhas técnicas diferentes levaram o grupo Volkswagen a convocar um recall mundial de cerca de 2,6 milhões de unidades das marcas que compõem o conglomerado alemão.

O chamado é um dos maiores já registrados na história da fabricante e envolve 62.624 veículos vendidos no Brasil.

No país, 7.921 proprietários do utilitário Tiguan fabricados entre 2009 e 2011 devem procurar uma concessionária para fazer o reparo no revestimento de um fusível da central elétrica.

Segundo a fabricante, um problema na peça pode afetar as luzes do veículo, o que pode comprometer a visibilidade e causar acidentes.

Outros 54.703 brasileiros donos da picape Amarok fabricadas entre 2011 e 2013 também foram convocados a comparecer a uma assistência autorizada para instalar componentes de fixação e isolamento nas tubulações de combustível.

A montadora verificou que há a possibilidade de fissuras devido a atritos e vibrações, podendo ocasionar vazamento e incêndio.

Os serviços podem ser agendados a partir do dia 19.

Neste ano, o país já registra quase 60 chamados de recall de montadoras, a maior marca já registrada.

O aumento é atribuído à maior complexidade dos veículos e não é visto necessariamente como negativo pelos especialistas, que consideram a rápida identificação e divulgação dos problemas um ponto favorável aos consumidores.

Ao todo, o recall afeta, no mundo, 800 mil unidades da Amarok e 239 mil Tiguans.

A montadora também convocou 1,6 milhão de veículos pelo mundo por um problema de vazamento de fluido na caixa de câmbio que pode causar perda de potência.

A China é o principal mercado afetado, onde a falha envolverá unidades que vão desde modelos da Audi até o Golf. Veículos das europeias Skoda e Seat também estão envolvidos no recall.

Os custos do chamado mundial para a montadora ainda não estão claros. Mais do que as perdas com o recall, analistas consideram como negativo o dano que a campanha pode causar à imagem do grupo no futuro.


Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página