Lista de textos do jornal de hoje Navegue por editoria
Volks anuncia recall de 2,6 milhões de veículos no mundo
Campanha envolve 62 mil unidades da marca vendidos no Brasil, dos modelos Amarok e Tiguan
Falha na Amarok pode causar incêndios; na Tiguan, problema é em fusível que pode afetar sistema de iluminação
Três falhas técnicas diferentes levaram o grupo Volkswagen a convocar um recall mundial de cerca de 2,6 milhões de unidades das marcas que compõem o conglomerado alemão.
O chamado é um dos maiores já registrados na história da fabricante e envolve 62.624 veículos vendidos no Brasil.
No país, 7.921 proprietários do utilitário Tiguan fabricados entre 2009 e 2011 devem procurar uma concessionária para fazer o reparo no revestimento de um fusível da central elétrica.
Segundo a fabricante, um problema na peça pode afetar as luzes do veículo, o que pode comprometer a visibilidade e causar acidentes.
Outros 54.703 brasileiros donos da picape Amarok fabricadas entre 2011 e 2013 também foram convocados a comparecer a uma assistência autorizada para instalar componentes de fixação e isolamento nas tubulações de combustível.
A montadora verificou que há a possibilidade de fissuras devido a atritos e vibrações, podendo ocasionar vazamento e incêndio.
Os serviços podem ser agendados a partir do dia 19.
Neste ano, o país já registra quase 60 chamados de recall de montadoras, a maior marca já registrada.
O aumento é atribuído à maior complexidade dos veículos e não é visto necessariamente como negativo pelos especialistas, que consideram a rápida identificação e divulgação dos problemas um ponto favorável aos consumidores.
Ao todo, o recall afeta, no mundo, 800 mil unidades da Amarok e 239 mil Tiguans.
A montadora também convocou 1,6 milhão de veículos pelo mundo por um problema de vazamento de fluido na caixa de câmbio que pode causar perda de potência.
A China é o principal mercado afetado, onde a falha envolverá unidades que vão desde modelos da Audi até o Golf. Veículos das europeias Skoda e Seat também estão envolvidos no recall.
Os custos do chamado mundial para a montadora ainda não estão claros. Mais do que as perdas com o recall, analistas consideram como negativo o dano que a campanha pode causar à imagem do grupo no futuro.