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Grandes industrias, pequenas cidades

Municípios de até 50 mil habitantes atraem Honda e Toyota com mão de obra e terrenos baratos

LUCAS SAMPAIO ENVIADO ESPECIAL A PORTO FELIZ (SP)

Uma cidade de 49 mil habitantes do interior paulista em que a igreja matriz ainda ecoa a mesma música todas as tardes irá receber fábrica da gigante japonesa Toyota.

Outro município, de 15 mil habitantes, receberá da Honda um investimento que é o quádruplo do seu PIB.

As chegadas de Toyota a Porto Feliz (a 118 km de São Paulo), Honda a Itirapina (a 212 km) e Mercedes-Benz a Iracemápolis (a 157 km) evidenciam um processo acentuado no Estado: a instalação de grandes indústrias em cidades cada vez menores.

Oferta de terrenos a preços irrisórios, tratamento diferenciado das prefeituras, mão de obra barata e proximidade com as principais rodovias do Estado e polos do interior, como Campinas e Sorocaba, têm feito as empresas optarem pelas pequenas cidades.

Dados da Investe São Paulo (agência estadual de fomento) reunidos pela Folha mostram que 42% dos investimentos e 50% dos empregos anunciados neste ano terão como destino cidades com menos de 50 mil habitantes. Esses números foram de 29% e 6% em 2012, de 1% e 2% em 2011 e zero em 2010.

DESCENTRALIZAÇÃO

"Estamos estimulando a descentralização da economia e ajudando pequenos municípios a se desenvolver", diz Luciano Almeida, presidente da Investe.

"A história de Iracemápolis vai ser antes e depois da Mercedes", afirma Almeida.

Para o economista Múcio Zacharias, da FGV, a descentralização das indústrias está ligada ao esgotamento da oferta de terrenos em grandes cidades do interior.

DE MUDANÇA

O primeiro investimento em uma cidade com menos de 50 mil habitantes com auxílio da Investe foi o da americana Cooper Power Systems, hoje Eaton, em 2011.

A multinacional de equipamentos de gerenciamento de energia saiu de 1.500 m² em São Paulo para 92.000 m² em Porto Feliz.

Com a indústria, veio a duplicação da rodovia que liga Porto Feliz a Itu. Com a Toyota, que construirá uma fábrica de motores, será a vez da ligação a Sorocaba.

Os investimentos recentes fizeram o PIB da cidade crescer 82% em cinco anos e farão o Orçamento da prefeitura aumentar 50% até 2015.

Porto Feliz acaba de ganhar seu primeiro hotel de alto padrão, e o primeiro shopping deve ser inaugurado no primeiro trimestre de 2014.

"Somos a bola da vez", diz Michel Zangeronimo, secretário de Desenvolvimento Social e Urbanismo.

Apesar do otimismo, os investimentos públicos não têm acompanhado os privados. A cidade tem deficit de 500 vagas em creches e o único hospital está sob intervenção --a prefeitura quer repassar a gestão ao governo do Estado.

"As grandes empresas vêm com uma massa salarial muito grande, e as pequenas prefeituras não têm a mínima estrutura para fazer investimentos necessários na mesma velocidade", diz Zacharias.


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