Saltar para o conteúdo principal Saltar para o menu
 
 

Lista de textos do jornal de hoje Navegue por editoria

Mercado

  • Tamanho da Letra  
  • Comunicar Erros  
  • Imprimir  

Planejamento permite férias sem prejuízos

Empresário deve preparar equipe e estabelecer rotina para verificar e-mails e dados

DE SÃO PAULO

Para quem é dono de uma empresa pequena, tirar férias sem ter prejuízo depende de organização.

Dora Carvalho, 53, demorou dez anos para conseguir tirar seus primeiros dias de descanso desde que começou a fazer e vender doces --ela atua principalmente no ramo de casamentos. Foram 20 dias aproveitados em um hotel fazenda, em janeiro.

Ela diz que, como trabalha apenas com ajuda do filho e de um entregador, escolheu uma época do ano em que os pedidos diminuem. "Como quase ninguém casa em janeiro, eu faço uma programação para trabalhar bastante no mês de novembro e guardo uma reserva."

Para não frustrar clientes e fornecedores durante esse período, ela diz que envia e-mails desejando boas festas e avisando que não vai atender por alguns dias.

É comum que empresários sintam medo de que, ao deixar o trabalho, os resultados de sua empresa piorem, diz o consultor em produtividade Christian Barbosa, diretor da Triad Productivity Solutions,.

Para diminuir esse risco, ele sugere que o empreendedor faça uma lista de todas as tarefas que devem ser realizadas e defina qual funcionário deve cuidar de cada item.

Segundo o consultor, uma viagem de férias também pode servir para o aprimoramento da empresa. Saindo do cotidiano, o empresário pode prestar mais atenção ao que outras companhias estão fazendo e encontrar boas ideias, diz Barbosa.

Edison Kalaf, professor da BSP (Business School São Paulo), diz que, nas empresas que precisam mais da presença do dono, como as que ainda estão muito no começo ou as que têm poucos funcionários, é recomendável tirar períodos menores de descanso --uma semana a cada três meses, por exemplo.

Smartphones e notebooks também podem ajudar o empresário a não ficar tão longe da empresa, diz Barbosa. O acompanhamento a distância é facilitado por tecnologias de armazenamento de dados em nuvem, que permitem, por exemplo, saber pela web como vão as vendas.

Porém ele recomenda que não se abram os e-mails a qualquer hora do dia, mas que se crie uma rotina para fazer isso, de preferência depois do passeio.


Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página