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Obra do PAC não melhora avaliação de estrada
GUSTAVO PATU DE BRASÍLIAMesmo contando há cinco anos com obras do PAC (Programa de Aceleração do Crescimento), o trecho mato-grossense da rodovia BR-163 a ser privatizado nesta semana não apresentou melhoras de qualidade no período.
Na mais recente pesquisa de rodovias da CNT (Confederação Nacional do Transporte), o estado geral da BR-163 em Mato Grosso foi classificado como regular.
Nos três quesitos avaliados, essa nota foi atribuída ao pavimento e à geometria, enquanto a sinalização foi considerada ruim.
Em 2007, quando o PAC foi lançado com a missão de estimular investimentos e melhorar a infraestrutura, todos os três quesitos mereceram o conceito regular. Desde então, as notas --que na pesquisa CNT incluem péssimo, ruim, regular, bom e ótimo-- variaram pouco.
A rodovia é um exemplo das dificuldades do gover- no em levar obras adiante, mesmo quando não falta dinheiro --os projetos incluídos no PAC não estão sujeitos a cortes de verbas, mas sofrem com as deficiências gerenciais e os empecilhos burocráticos.
Uma das principais ações do programa na BR-163 é a adequação do trecho entre Rondonópolis e Posto Gil, passando pela capital, Cuiabá. Dos R$ 265 milhões autorizados no Orçamento deste ano, apenas R$ 78 milhões foram liberados até agora.
No ano passado, quando havia R$ 294 milhões disponíveis, os desembolsos ficaram em R$ 142 milhões.