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Obra do PAC não melhora avaliação de estrada

GUSTAVO PATU DE BRASÍLIA

Mesmo contando há cinco anos com obras do PAC (Programa de Aceleração do Crescimento), o trecho mato-grossense da rodovia BR-163 a ser privatizado nesta semana não apresentou melhoras de qualidade no período.

Na mais recente pesquisa de rodovias da CNT (Confederação Nacional do Transporte), o estado geral da BR-163 em Mato Grosso foi classificado como regular.

Nos três quesitos avaliados, essa nota foi atribuída ao pavimento e à geometria, enquanto a sinalização foi considerada ruim.

Em 2007, quando o PAC foi lançado com a missão de estimular investimentos e melhorar a infraestrutura, todos os três quesitos mereceram o conceito regular. Desde então, as notas --que na pesquisa CNT incluem péssimo, ruim, regular, bom e ótimo-- variaram pouco.

A rodovia é um exemplo das dificuldades do gover- no em levar obras adiante, mesmo quando não falta dinheiro --os projetos incluídos no PAC não estão sujeitos a cortes de verbas, mas sofrem com as deficiências gerenciais e os empecilhos burocráticos.

Uma das principais ações do programa na BR-163 é a adequação do trecho entre Rondonópolis e Posto Gil, passando pela capital, Cuiabá. Dos R$ 265 milhões autorizados no Orçamento deste ano, apenas R$ 78 milhões foram liberados até agora.

No ano passado, quando havia R$ 294 milhões disponíveis, os desembolsos ficaram em R$ 142 milhões.


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