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IVC lança serviço subsidiado para jornais do interior do país

Entidade também vai medir a audiência de eventos patrocinados

MARIANA BARBOSA DE SÃO PAULO

Para estimular a difusão da prática de verificação de circulação em jornais de pequeno porte do interior do país, o IVC (Instituto Verificador de Circulação, que faz a auditoria da circulação de veículos de comunicação) está lançando um novo serviço, subsidiado, voltado para veículos de até 5.000 exemplares.

O projeto está sendo lançado de forma piloto em Santa Catarina, em parceria com sindicatos e associações de jornais locais. Passaram a ser auditados regularmente no Estado 55 jornais, a um custo de R$ 720 por ano (R$ 60 por mês) para cada um. O objetivo é estender o programa para outros Estados.

No passado, o custo era de R$ 6.000 por ano para veículos de pequeno porte. "O preço era um impeditivo, mas agora não é mais", diz Silva.

Além de servir como um instrumento de transparência para a publicidade de governos, Silva acredita que a auditoria de pequenos jornais deva criar um mercado para os anunciantes privados que hoje não anunciam nesses veículos justamente pela dificuldade em comprovar a audiência.

EVENTOS

O IVC também lançou um serviço para medir a audiência de eventos.

O foco são eventos voltados para o meio empresarial, como fóruns, seminários e congressos que são financiados por meio de patrocínios.

Para o presidente do IVC, Pedro Silva, o serviço atende a uma demanda de patrocinadores e agências de publicidade. A auditoria será feita por meio da análise das inscrições e do controle de acesso no dia do evento.

De posse dos dados, o IVC também classifica o público pelo nível de cargos (diretoria, gerência etc.) e traça um perfil sociodemográfico.

Entre os eventos que já contrataram o IVC estão o Fórum de Marketing Digital Digitalks, em São Luís (MA), em dezembro, e o Rio Boat Show, previsto para o início do ano que vem.

O IVC não tem fins lucrativos e é a principal referência na auditoria de meios impressos e digitais no país.


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