Saltar para o conteúdo principal Saltar para o menu
 
 

Lista de textos do jornal de hoje Navegue por editoria

Mercado

  • Tamanho da Letra  
  • Comunicar Erros  
  • Imprimir  

Punta é a "queridinha" na América Latina

Cidade litorânea no Uruguai é a que mais atrai compradores brasileiros na região

DE SÃO PAULO

Mercado imobiliário de alto luxo na América Latina, Punta del Este, no Uruguai, atrai brasileiros que buscam unir investimento e descanso.

O foco da maioria dos compradores é ter uma casa de veraneio, para passar parte do ano. No resto do período, alugam para temporada.

O número de brasileiros que adquirem imóveis em Punta del Este fica atrás apenas dos argentinos e chega a superar o dos próprios uruguaios, afirma Renato Teixeira, presidente da rede imobiliária Re/Max Brasil.

Segundo Teixeira, Punta del Este é o principal mercado para os brasileiros na América Latina, que valorizam a segurança e a estrutura da cidade uruguaia.

Alberto Prandi, dono de uma imobiliária no país e ex-presidente da Adipe (associação de imobiliárias de Punta del Este), diz que o fenômeno se intensificou nos últimos cinco anos.

De acordo com Prandi, a cidade litorânea de Rocha, próxima à fronteira com o Rio Grande do Sul, também chama a atenção de brasileiros, mas ainda em número muito menor do que Punta.

COMPRA

A negociação do imóvel ocorre sempre com a construtora e não é possível conseguir financiamento bancário.

Nas regiões mais disputadas, o custo de um imóvel facilmente supera US$ 1 milhão (R$ 2,3 milhões). O mais comum é que o pagamento seja feito à vista.

Quando isso não ocorre, o usual é que o comprador estrangeiro dê 30% de entrada e pague o restante da dívida em um período de dez meses a dois anos. O pagamento é feito em dólar.

Quem adquire um imóvel no Uruguai tem de pagar o ITP (imposto em transações imobiliárias), que representa 4% do valor cadastral do bem e é dividido pela metade entre comprador e vendedor, diz Prandi. (DANIEL VASQUES E ANAÏS FERNANDES)


Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página