Saltar para o conteúdo principal Saltar para o menu
 
 

Lista de textos do jornal de hoje Navegue por editoria

Mercado

  • Tamanho da Letra  
  • Comunicar Erros  
  • Imprimir  

Compras de Natal na web após 2ª podem ter atraso

Antecipar presentes é forma de receber produto a tempo, diz Reclame Aqui

Para presidente do serviço, problema com prazo deve ser principal motivo de queixas dos consumidores on-line

INGRID FAGUNDEZ DE SÃO PAULO

Atrasos na entrega devem continuar a ser uma das principais queixas dos consumidores on-line no período do Natal, disse ontem à Folha o presidente do serviço on-line de defesa do consumidor Reclame Aqui, Maurício Vargas.

No ano passado, as reclamações sobre o prazo de entrega foram as mais comuns (38%) das 98 mil registradas no site entre 1º de novembro e 25 de dezembro.

Vargas avisa: quem não comprar até segunda tem chances de não receber o produto a tempo. Segundo ele, as grandes distâncias do país e a burocracia, principalmente tributária, no deslocamento entre Estados agravam os atrasos.

A distribuição secundária, feita dentro das cidades, é outro problema. "São empresas terceirizadas que fazem entregas nos bairros e não há controle de qualidade."

BLACK FRIDAY

Vargas acrescenta que quem antecipou as compras na Black Friday --dia de promoções que aconteceu em 29 de novembro-- deve ficar ainda mais atento. Isso porque o volume de vendas foi tão grande que as empresas ampliaram os prazos, mas podem não cumpri-los.

A assessora técnica do Procon-SP Flávia Lemos recomenda que os consumidores programem a entrega para, no máximo, uma semana antes do Natal.

Ela diz que as empresas são obrigadas a cumprir as datas prometidas nas entregas programadas. Caso não o façam, o cliente pode pedir o cancelamento da compra, trocar o produto por outro de mesmo valor, ou até entrar com um processo. "Se sentir lesada, a pessoa pode alegar danos morais", disse.


Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página