Saltar para o conteúdo principal Saltar para o menu
 
 

Lista de textos do jornal de hoje Navegue por editoria

Mercado

  • Tamanho da Letra  
  • Comunicar Erros  
  • Imprimir  

Índice reajusta contratos de aluguel

DE SÃO PAULO

O IGP-M é o índice usado na maioria dos contratos de aluguel residencial em andamento. Para locadores e locatários, o importante é saber o dado acumulado nos últimos 12 meses, pois cada contrato tem um aniversário diferente.

Portanto, a variação de 5,51% divulgada ontem, referente ao período de janeiro a dezembro, vai reajustar os contratos com aniversário em janeiro.

Para aqueles com aniversário neste mês, a alta foi de 5,60%, referente ao intervalo de dezembro de 2012 a novembro passado.

Essa variação é menor que o aumento médio no valor dos contratos novos de locação na cidade de São Paulo, que subiram 8,93%, segundo o Secovi-SP (sindicato do mercado imobiliário).

Para os inquilinos que conservam o bem, pagam em dia e vão continuar na casa ou apartamento, mesmo após o fim do contrato, a sugestão é negociar um reajuste menor com o locador, já que ele pode elevar o aluguel a qualquer valor.

CRÉDITO

Os financiamentos imobiliários com recursos da poupança no país atingiram o volume recorde de R$ 98,8 bilhões no acumulado do ano até novembro, segundo a Abecip (Associação Brasileira das Entidades de Crédito Imobiliário e Poupança), com alta de 34% em relação ao mesmo período de 2012.

Em quantidade (478,9 mil unidades), o crescimento foi menor (17%).


Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página