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Encontrar número suficiente de clientes é o principal desafio

DE SÃO PAULO

"Quem trabalha com um nicho de mercado precisa prestar muita atenção ao estoque. Não pode nunca deixar faltar um produto, ou ele se iguala a qualquer outra empresaDALTON VIESTIprofessor da Trevisan

O principal desafio para quem pretende atender a um público muito segmentado é se certificar de que a clientela é suficiente para manter a empresa lucrativa.

Para analisar a viabilidade do negócio, Dalton Viesti, professor de marketing da escola de negócios Trevisan, recomenda a análise de pesquisas que identificam características demográficas e potencial de consumo de diferentes públicos (como as do IBGE ou de associações de setor).

Para quem já tem um negócio, a opção é observar se há muitos pedidos de algum público que é mal atendido pela própria empresa ou pela concorrência.

Foi o que fez Richard Machado, 35. Ele era sócio de uma loja de calçados quando viu que pessoas buscavam sapatos com numeração grande e tinham poucas opções.

Assim teve a ideia de começar a Pé Grande, que vende, em loja física e pela internet, apenas calçados masculinos com numeração entre o 42 e o 50 e femininos com tamanhos entre o 39 e o 46.

Machado diz que um de seus desafios principais foi tornar a loja conhecida entre seu público restrito.

"Se eu distribuir 10 mil panfletos no semáforo, talvez encontre dois clientes", conta. Hoje, a maior parte da publicidade da empresa é feita pela internet, onde é possível fazer marketing segmentado.

Outro desafio é conseguir manter o público fiel quando surgem concorrentes.

Marilis Moraes, 52, conta ter sido uma das primeiras a fabricar produtos sem glúten --consumidos por celíacos, que têm intolerância à proteína, ou por quem quer fazer dieta. Mas há quatro anos novas empresas começaram a disputar o mesmo mercado com a Marilis Sem Glúten.

A saída encontrada por ela foi aumentar a oferta: em seu site, ela vende produtos de empresas parceiras.


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