Saltar para o conteúdo principal Saltar para o menu
 
 

Lista de textos do jornal de hoje Navegue por editoria

Mercado

  • Tamanho da Letra  
  • Comunicar Erros  
  • Imprimir  

Luz faz custo de vida subir menos para a 3ª idade

Energia, de grande peso para idosos, caiu em 2013

LUCAS VETTORAZZO DO RIO

A queda nas contas de luz permitiu que o custo de vida da população acima de 60 anos subisse menos que o da média geral do país em 2013.

É o que mostra o IPC-3i, índice calculado pela FGV que mede a inflação dos produtos e dos serviços mais consumidos pela população idosa.

A chamada inflação da terceira idade fechou, em 2013, abaixo do IPC-BR, que é o índice geral da fundação. Enquanto o IPC-3i ficou em 5,48% em 2013, o IPC-BR marcou 5,63%.

Ambos tiveram queda sobre 2012. A da terceira idade caiu 0,34 ponto percentual na comparação anual, e a geral, 0,11 ponto percentual.

A redução da conta de energia, de 15,58% na comparação anual do índice, influenciou de maneira positiva. Os idosos passam mais tempo dentro de casa e, consequentemente, consomem mais energia. Por isso, a conta de luz tem peso maior no indicador para o segmento.

O que ajudou a pressionar o índice para cima, mas não o suficientemente para superar o ano anterior, foram as altas dos planos de saúde (8,08%), das refeições fora de casa (9,37%), das domésticas mensalistas (7,67%) e do aluguel residencial (9,25%).


Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página