Saltar para o conteúdo principal Saltar para o menu
 
 

Lista de textos do jornal de hoje Navegue por editoria

Mercado

  • Tamanho da Letra  
  • Comunicar Erros  
  • Imprimir  

A copa como ela é

Venda de bilhetes será de modo gradativo

Gol, por exemplo, coloca 1º lote no site hoje, e Azul, em fevereiro; empresas dizem ter 'quebra-cabeça' de horários

Empresas poderão solicitar e realizar cancelamentos de voos pelo desempenho das seleções no torneio

MARIANA BARBOSA DE SÃO PAULO

Os novos voos da malha aérea da Copa serão disponibilizados de forma gradativa nos sites das empresas aéreas.

A Gol vai colocar um primeiro lote de novos voos já a partir de hoje, enquanto a Azul estima que só poderá fazer isso no início de fevereiro. A Avianca não quis comentar, e a TAM afirmou que só vai se manifestar hoje.

A Folha apurou que boa parte das autorizações recebidas reduz o ganho de escala pretendido pelas companhias, encarecendo as operações. Isso pode sinalizar passagens menos baratas do que o previsto inicialmente.

As empresas receberam as respostas aos pedidos de novos voos apenas na tarde de ontem. "O processo de definição de malha não termina hoje, ele apenas recomeça", diz o diretor de planejamento da Azul, Marcelo Bento.

"A partir de amanhã [hoje], a Gol começa o processo de ajustes na malha e inclusão de tais voos em seu sistema, tornando-os acessíveis gradativamente aos clientes", disse a Gol em nota.

Apesar de a Anac (Agência Nacional de Aviação Civil) ter atendido todos os pedidos das empresas, muitas autorizações foram dadas para horários diferentes dos pedidos.

Além de ter de acomodar demandas das quatro companhias, a Anac trabalha com as limitações de infraestrutura nos aeroportos, principalmente em termos de pátio de estacionamento.

Muitas aviões terão de se deslocar para aeroportos a 200 quilômetros das cidades-sede para estacionar --e esse voo de traslado só representa custo, sem gerar receita.

A malha de voos das empresas é totalmente integrada, com o mesmo avião cumprindo voos diferentes em um único dia. Se o horário de um trecho é alterado, o avião que estava previsto para aquele trecho pode já estar comprometido com outro voo.

Além de encaixar o novo horário no quebra-cabeça, as empresas também estão fazendo contas para avaliar a eficiência da malha e, a partir, daí estabelecer os preços das passagens.

"Se tudo o que todo mundo pede fosse aprovado do jeito que foi pedido, a gente poderia colocar no sistema e começar a vender", diz o diretor da Azul. "Mas, se você recebe de forma retalhada --esse pode, esse não--, quebra o planejamento no meio e tem de sentar de novo para avaliar e montar o quebra-cabeça outra vez."

A malha especial da Copa será dinâmica e as empresas poderão solicitar e realizar cancelamentos de voos de acordo com o desempenho das seleções.

Dependendo de onde o Brasil jogar, as empresas poderão solicitar novos voos extras para as cidades onde acontecerão as partidas.

A Abear (Associação Brasileira das Empresas Aéreas) divulgou nota em que recomenda aos passageiros comprar bilhetes com máxima antecedência possível. Até o fim de dezembro, só 4% dos assentos para o período da Copa haviam sido vendidos.


Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página