Saltar para o conteúdo principal Saltar para o menu
 
 

Lista de textos do jornal de hoje Navegue por editoria

Mercado

  • Tamanho da Letra  
  • Comunicar Erros  
  • Imprimir  

Apesar dos novos iPads e iPhones, lucro da Apple fica estável

Empresa ganha US$ 13,1 bi; smartphone vende menos que o esperado, e ação cai 8%

DE SÃO PAULO

O lançamento de dois iPhones e de uma nova linha de iPads não foi suficiente para a Apple melhorar seu resultado no fim de 2013.

A gigante de tecnologia apresentou lucro de US$ 13,1 bilhões no primeiro trimestre de seu ano fiscal (de 29 de setembro a 28 de dezembro), exatamente o mesmo valor do mesmo período de 2012.

No período, foram vendidos 51 milhões de iPhones (ante 47,8 milhões um ano antes), número recorde que, se parece expressivo, ficou aquém dos 54,7 milhões esperados por analistas. As vendas de iPads atingiram 26 milhões de unidades (eram 22,9 milhões), um pouco acima do previsto.

O aumento da concorrência nos mercados de smartphones e tablets e a ausência de um produto realmente inovador (como os lançamentos do iPhone, em 2007, e do iPad, em 2010) são apontados como as causas da estagnação do resultado.

No fechamento do último ano fiscal, a empresa já havia apresentado a primeira queda no lucro em uma década.

"Há uma percepção de que a Apple não está inovando", disse à Bloomberg Brian Blair, analista da Wedge Partners Corp. "Por isso, será fundamental anunciar novos produtos neste ano."

A receita subiu 5,7%, para US$ 57,59 bilhões, mas sua previsão para o atual trimestre ficou abaixo do esperado pelo mercado e desagradou aos investidores.

As ações da gigante de tecnologia caíam 8% por volta das 23h15 (horário de Brasília) no "after market" (negociações após o fechamento do pregão tradicional).


Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página