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Australiano vê fraude no Facebook; rede nega

Em vídeo, usuário fala sobre "curtidas" após anúncio; empresa refuta argumentos

DE SÃO PAULO

Um vídeo que circula nas redes sociais acusa o Facebook de fraude em seus anúncios. O autor do vídeo, Derek Muller, diz que, depois de pagar para o Facebook promover sua página "Veritasium", o número de curtidas nela aumentou exponencialmente, mas o engajamento --comentários sobre o tema-- não cresceu na mesma proporção.

Isso ocorreria, diz Muller, porque as curtidas seriam de "fazendas de cliques" --pessoas que recebem para curtir páginas, sobretudo em países em desenvolvimento. A rede condena a prática.

Outra prova, para Muller, de que a rede social fraudaria anúncios é que ele recebeu várias curtidas para uma página que criou onde escreveu que "apenas um idiota curtiria essa página".

OUTRO LADO

Camila Fusco, gerente de comunicação do Facebook no Brasil, afirma que a rede social nunca contratou o serviço de "fazenda de cliques".

"Empresas reais precisam de resultados reais. Se as empresas não realizarem mais negócios, elas não vão anunciar mais no Facebook", diz.

Para Fusco, o autor do vídeo não traz argumento sobre como a rede ganharia comprando falsas curtidas.


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