Saltar para o conteúdo principal Saltar para o menu
 
 

Lista de textos do jornal de hoje Navegue por editoria

Mercado

  • Tamanho da Letra  
  • Comunicar Erros  
  • Imprimir  

Congresso dos EUA aprova elevação do teto da dívida

Medida prorroga valor por mais um ano; havia perigo de país decretar calote

DE WASHINGTON

O Congresso americano aprovou ontem a autorização do aumento do teto da dívida por mais um ano. O Departamento do Tesouro havia anunciado que, sem a permissão de contrair mais dívida, o país poderia decretar o calote até o final de fevereiro.

No Senado, a vitória do governo foi de 55 votos a 43. A votação foi rápida e a ameaça de republicanos ultraconservadores de alongar a votação não aconteceu --os senadores queriam deixar a capital antes de uma tempestade de neve prevista para atingir Washington ontem à noite.

Mesmo na Câmara, onde o governo não tem maioria, a autorização passou por 221 votos a favor e 201 contra em votação na segunda à noite.

A autorização foi considerada uma vitória para o presidente Barack Obama e para o Partido Democrata, pois, pela primeira vez em três anos, a oposição republicana não conseguiu arrancar nenhum corte de gastos ou redução de programas sociais.

Um novo orçamento tinha sido aprovado pelos dois partidos em dezembro. "A aprovação é um passo positivo para deixarmos a batalha política que estava atrasando a nossa economia", disse, em comunicado, o porta-voz da Casa Branca, Jay Carney.


Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página