Saltar para o conteúdo principal Saltar para o menu
 
 

Lista de textos do jornal de hoje Navegue por editoria

Mercado

  • Tamanho da Letra  
  • Comunicar Erros  
  • Imprimir  

É preciso estudar região antes de tomar decisão sobre investimento

DE SÃO PAULO

Estudar a oferta de quartos de hotéis e flats em uma região e saber se há procura pelo aluguel desses imóveis são as primeiras recomendações de consultores a quem pretende investir.

"Se a oferta de quartos for grande e a procura não corresponder, a ocupação poderá ser baixa. Com isso, o administrador poderá ter de reduzir o preço das diárias para atrair clientes, prejudicando a rentabilidade de quem comprou a unidade", afirma Cristiano Vasques, sócio da HotelInvest, assessoria de investimento hoteleiro.

É preciso analisar também as perspectivas de desenvolvimento do local escolhido, que podem ser encontradas no plano diretor elaborado pela prefeitura, que inclui melhorias de infraestrutura e urbanas.

OUTRAS OPÇÕES

Lajes corporativas --espaços em geral alugados por grandes empresas-- e salas comerciais também são alternativas de investimento no mercado imobiliário.

Nesses casos, ao escolher uma unidade na qual aplicar, é preciso considerar a vocação da região.

Se a rua, por exemplo, é famosa por determinado tipo de comércio --como móveis, equipamentos musicais e roupas--, o imóvel deverá se adaptar ao padrão das demais lojas.

O investidor também deve estar atento às movimentações das empresas pela cidade. "É preciso ter noção de para onde a cidade está crescendo e onde já começa a ter um processo de degradação do bairro", diz Caio Calfat, vice-presidente de assuntos turísticos e imobiliários do Secovi-SP (sindicato do mercado imobiliário).

Se a opção é investir em imóveis residenciais, consultores recomendam pesquisar a taxa de vacância do bairro --ou seja, os imóveis "encalhados", sem inquilinos interessados.

Enquanto a unidade não é alugada, o proprietário tem de arcar com as despesas fixas, como o condomínio e os gastos com manutenção.


Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página