Saltar para o conteúdo principal Saltar para o menu
 
 

Lista de textos do jornal de hoje Navegue por editoria

Mercado

  • Tamanho da Letra  
  • Comunicar Erros  
  • Imprimir  

BRF avalia vender parte da área de lácteos

Empresa pretende sair do negócio de leite longa vida, de baixas margens de lucro; marca Batavo deve ser mantida

Parceria com grupo internacional também é avaliada pela empresa comandada pelo empresário Abilio Diniz

RAQUEL LANDIM TATIANA FREITAS DE SÃO PAULO

A gigante de alimentos BRF procura parceiros para a sua divisão de lácteos e avalia também a venda parcial do negócio. Segundo a Folha apurou, o objetivo da empresa é focar o segmento de margens mais altas, como queijos e refrigerados, e sair do leite longa vida.

A companhia, que é dona das marcas Sadia e Perdigão, informou ontem que "estuda alternativas estratégicas para a divisão de lácteos, inclusive a formação de parcerias ou a alienação parcial de tais ativos a terceiros".

No mercado de leite e derivados, a BRF detém as marcas Batavo e Elegê. A Batavo, que recebeu os principais investimentos nessa área, deve ser mantida. Já a marca Elegê, que é forte no Sul do país e muito ligada ao negócio de longa vida, pode ser vendida.

A empresa contratou o banco de investimentos Itaú BBA para tentar encontrar um parceiro internacional que ainda não está presente no Brasil e possa agregar know-how e tecnologia aos produtos refrigerados.

A francesa Lactalis, por exemplo, já andou pesquisando o mercado brasileiro.

Ainda não há expectativas de valores nem decisão tomada, mas a tendência é que a empresa venda o segmento de leite longa vida e continue com derivados.

Além de apresentar demanda crescente no Brasil, produtos como queijos e iogurtes têm sinergia com outros alimentos refrigerados vendidos pela companhia.

Diferentemente do mercado de processados, no de lácteos a BRF tem um longo caminho para chegar perto da líder Nestlé, e uma parceria seria o caminho mais rápido.

Caso opte pela venda do negócio de leite longa vida, a tarefa não será fácil. Não há muitas empresas interessadas nesse mercado, devido à sua baixa rentabilidade.

Sob o comando do empresário Abilio Diniz, a BRF está focando seus esforços em incrementar suas margens de lucro e já vinha reduzindo a participação do leite longa vida na receita.

Em novembro, vendeu as operações em carne bovina para o frigorífico Minerva.


Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página