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Batalha aérea
E-Jets da Embraer fazem 10 anos com desafio de se manter no topo em mercado mais competitivo
Em 8 de março de 2004, saíam da fábrica da Embraer, em São José dos Campos, os primeiros E-jets, entregues para a polonesa Lot e para a americana US Airways.
Mais de mil entregas depois, para 65 companhias aéreas em 45 países, a Embraer, líder no segmento, se prepara para enfrentar a chegada de novos concorrentes.
China, Japão e Rússia também querem um pedaço desse mercado, que deve movimentar cerca de US$ 300 bilhões nos próximos 20 anos, com a demanda de 6.400 novos aviões.
Depois da virada pós-privatização movida pelos modelos ERJ-135 e ERJ-145, de até 50 assentos, os E-Jets, como são conhecidos os quatro jatos das famílias 170/175 e 190/195, levaram a Embraer a um novo patamar de relevância na indústria aeronáutica global.
"Os jatos revolucionaram o segmento de 70 a 130 assentos, tanto em termos de performance do avião quanto de conforto de cabine", diz o presidente da Embraer Aviação Comercial, Paulo Cesar de Souza e Silva.
Mas a chegada de novos concorrentes começa a mudar a cara do mercado.
Se antes a batalha era entre Embraer e a canadense Bombardier, hoje há mais quatro competidores no ar: os russos Sukhoi e Antonov, a japonesa Mitsubishi e a chinesa Comac.
Sem falar na própria Bombardier, que está finalizando o desenvolvimento de nova geração de jatos regionais maiores: o CS100, que compete diretamente com o E 195, e o CS300, que avança no mercado de Boeing e Airbus.
O projeto já foi adiado algumas vezes e a nova previsão é que o CS100 chegará ao mercado ao fim de 2015.
Os russos são os mais avançados. O Sukhoi entrou em serviço em 2011 e contabiliza 32 entregas. Já o Antonov entrou em operação no ano passado e tem entre seus clientes governos simpáticos à ex-União Soviética, caso da Cubana de Aviación, que opera com três An-158. A Antonov negocia ainda vendas para o governo boliviano.
China e Japão contabilizam mais de 300 encomendas cada um, mas o ARJ21 da chinesa Comac não deve entrar em serviço antes do fim deste ano, enquanto o Mitsubishi está previsto para 2017.
A Embraer lidera o mercado global com 62% das entregas de jatos de até 130 assentos e contabiliza 50% dos novos pedidos em carteira. "A diferença reflete os pedidos de empresas novas, que já estão vendendo, mas que ainda não começaram a entregar", afirma Silva.
Ela tem como arma contra as rivais o E2, a nova geração dos E-Jets, projeto lançado em 2013 e que prevê investimento de US$ 1,7 bilhão.
Para Silva, o E2 vai eliminar a vantagem que o novo CS100 tem sobre o velho E195.
"A nova geração será 16% mais eficiente em consumo de combustível e terá um custo por assento similar ao A320neo [nova geração do avião de um corredor da Airbus] e ao 737-Max [nova geração da Boeing]."
Além de motores de última geração, os E2 terão novas asas e novos sistemas eletrônicos na cabine.
A similaridade em termos de operação permitirá que, após um treinamento de dois dias, a tripulação esteja apta a voar com os equipamentos da velha e da nova geração.
Os primeiros E2 serão entregues em 2018 e a Embraer contabiliza 200 pedidos firmes e mais 200 reservas.
A Embraer faturou R$ 13,6 bilhões em 2013. A aviação comercial responde por 53% desse total, a executiva, 27%, e o segmento de defesa, 19%.