Saltar para o conteúdo principal Saltar para o menu
 
 

Lista de textos do jornal de hoje Navegue por editoria

Mercado

  • Tamanho da Letra  
  • Comunicar Erros  
  • Imprimir  

BC vê preços elevados, mas já sob controle

Ata aponta para ritmo menor na alta de juros

DE BRASÍLIA

O Banco Central avalia que houve melhora na inflação no início do ano, apesar de os índices de preços continuarem em nível elevado, e destaca que os aumentos da taxa básica de juros realizados desde o ano passado continuarão a mostrar resultados nos próximos meses.

Essas são as principais mensagens da ata do Copom (Comitê de Política Monetária) divulgada ontem. Segundo economistas, no documento, a instituição deixou aberta a possibilidade de mais uma alta dos juros (veja quadro ao lado).

Na semana passada, o comitê reduziu o ritmo de alta dos juros, ao elevar a Selic de 10,50% para 10,75% ao ano. A alta de 0,25 ponto porcentual foi antecedida por seis aumentos consecutivos de 0,50 ponto.

A maior parte do mercado financeiro espera novo aumento de 0,25 ponto na próxima reunião do Copom, em abril, mas alguns analistas não descartam que a taxa fique estável até o fim do ano.

"A decisão vai ser muito dependente de inflação e câmbio. Se houver alguma piora, isso poderá levar o BC a uma nova alta", disse Alessandra Ribeiro, da Tendências Consultoria Integrada.


Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página