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Empresa deve se planejar para não perder clientes

DE SÃO PAULO

A mudança na localização da empresa pode levar à perda de clientes em pequenos negócios e, por isso, deve ser planejada com antecedência.

Segundo Mário Rodrigues, diretor da consultoria de varejo IBVendas, a mudança atrapalha porque muitos consumidores frequentam uma loja por hábito.

Para tentar mantê-los, Rodrigues sugere que o empresário tenha um cadastro atualizado, avise sobre a mudança com antecedência e crie promoções que exijam a ida ao novo espaço.

Para Moacir Janovich, 50, sócio da JS Rent a Car, que oferece a locação de veículos com motorista, o problema foi maior pela distância do novo ponto encontrado.

Ele diz que decidiu mudar a sede da empresa antes que o imóvel onde ela estava fosse desapropriado para dar lugar a uma estação da linha 6 do Metrô. Deixou uma sede própria na rua Bela Cintra, perto da avenida Paulista, para se instalar em uma alugada no bairro Parque Peruche, na zona norte.

A decisão foi tomada para evitar o risco de sofrer a desapropriação sem que uma nova sede estivesse pronta e ter de parar o negócio até comprar um novo imóvel.

Ele afirma que a mudança levou a uma redução de 60% dos pedidos por telefone e custou R$ 60 mil. Também não foi possível fazer todas as reformas que gostaria na nova sede, por não ser dono do imóvel.


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