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Com Kopenhagen, suíça Lindt vai abrir lojas no país
No futuro, expansão da marca europeia de chocolates poderá acontecer por meio de franquias
A suíça Lindt e o Grupo CRM, dono das marcas Kopenhagen e Brasil Cacau, anunciaram parceria para vender chocolates no Brasil.
A associação terá o nome de Lindt & Sprüngli (Brazil) e será responsável por abrir lojas da marca Lindt no país. Futuramente, isso poderá ser feito a partir de franquias.
Segundo comunicado, a Lindt queria ampliar seu acesso ao mercado consumidor brasileiro no segmento "premium", isto é, de produtos mais caros.
"O estabelecimento da joint venture com o Grupo CRM deve ser compreendido como uma clara indicação do compromisso de longo prazo da Lindt com o quinto maior mercado de chocolate do mundo e da intenção de continuar a se expandir para novos mercados emergentes", afirmou a companhia suíça.
O Brasil é considerado um mercado importante para as fabricantes de chocolate porque o consumo per capita é muito inferior aos de países europeus.
No ano passado, o Brasil importou US$ 138 milhões em chocolate e outros alimentos de cacau, mais que o dobro do montante de 2009 e quase o triplo do de 2008. A principal origem do produto importado em 2013 foi a Argentina, seguida pela Suíça.
A Lindt já é vendida no Brasil, em alguns pontos de venda e no "duty-free" --lojas localizadas nos embarques e desembarques internacionais em aeroportos.
De acordo com o anúncio, a marca deve vender produtos que não existem ainda nesses pontos de venda.
A companhia suíça terá participação de 51% na parceira, enquanto o Grupo CRM ficará com os outros 49%.
RESULTADOS
A Lindt anunciou ontem que teve faturamento em 2013 de 2,9 bilhões de francos suíços (cerca de R$ 8 bilhões), 8% mais que em 2012. O Grupo CRM faturou R$ 760 milhões no ano passado e projeta receita de R$ 1 bilhão para 2014. Em 2009, ele abriu a marca Brasil Cacau, que tem como foco a classe C.