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Tetracampeão, Vettel fica para trás na corrida do marketing da Fórmula 1

JAMES ALLEN DO "FINANCIAL TIMES"

A despeito de dominar a Fórmula 1 nos últimos quatro anos, o alemão Sebastian Vettel fica para trás de seus rivais em termos de potencial mundial de marketing, de acordo com pesquisa realizada pela Repucom, uma companhia de análise de marketing na F-1, no período que antecede o início da temporada deste ano, cuja primeira corrida será amanhã na Austrália.

Fernando Alonso lidera o ranking --é o mais lembrado pelos entrevistados--, graças à sua associação com a Ferrari, uma das mais poderosas marcas mundiais. Lewis Hamilton, na Mercedes, está à frente de Vettel, assim como o brasileiro Felipe Massa. Vettel vem na quinta colocação.

Alonso era conhecido de 71% das pessoas entrevistadas. Na Espanha, a proporção sobe a 98%. Além de seu trabalho com os principais patrocinadores da Ferrari --Shell, UPS e Santander--, Alonso tem contratos pessoais com o grupo de moda e óculos Oakley, com os relógios Viceroy e com a locadora de automóveis Europcar.

O britânico Hamilton é conhecido de 64% dos entrevistados mundiais, com base em pesquisa com 6.500 pessoas de 13 países. A pesquisa avalia os esportistas em oito categorias, entre as quais: marcas que representam, influência, apelo, confiança e a aspiração dos respondentes a se parecerem com o atleta.

No Reino Unido, porém, Hamilton fica em desvantagem diante do antigo companheiro de equipe Jenson Button, cujos resultados elevados em termos de atração e influência, bem como o grande número de pessoas que aspiram a ter estilo de vida semelhante ao do piloto, são vistos como fatores que o tornam um melhor porta-voz de marca. Button, conhecido de 82% dos entrevistados britânicos, tem presença em campanhas dos relógios TAG Heuer, do banco Santander UK e da ExxonMobil.

"Pode ser uma surpresa para alguns que, mundialmente, Sebastian Vettel não tenha resultados mais altos que rivais como Alonso, Hamilton e Massa, em termos de opinião pública", diz Nigel Geach, vice-presidente sênior de esportes a motor na Repucom. Vettel foi lembrado por 54,3% dos entrevistados.

"O domínio de Alonso nos rankings se deve em larga medida aos seus contratos internacionais de patrocínio e associação à marca Ferrari. A despeito dos recentes sucessos da Red Bull, em termos mundiais, 59% dos fãs da F-1 têm interesse pela Ferrari, o que representa o mais alto nível de interesse por uma equipe da categoria", diz Geach.

"Como as corridas são transmitidas em 160 mercados mundiais, a uma audiência cumulativa internacional de 1,8 bilhão de pessoas, pode-se ver a importância disso em termos de percepção", acrescenta.


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